Pesquisa

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (CENIC)

O acesso a um sistema de saúde democrático e eficiente é, ainda, um processo em construção, tendo os gestores e profissionais de saúde um papel fundamental na sua consolidação. Para desempenhar suas funções, devem aliar conhecimentos técnicos de qualidade e a capacidade para lidar com a diversidade e complexidade das realidades locais. Exige-se mais habilidade e competência na aplicação e otimização dos recursos públicos, visando à busca da qualidade dos serviços, eficiência e satisfação dos usuários.

A utilização dos recursos em intervenções, que respondam às necessidades da comunidade, requer que se realize a busca sistemática de informações e de novos conhecimentos, devendo os trabalhadores da saúde incorporarem a investigação no serviço à sua prática.

A pesquisa em saúde fornece informações pertinentes e confiáveis, úteis para nortear a tomada de decisões.

Nesse contexto, a realização de pesquisas fortalece a compreensão acerca da importância da investigação científica na prática profissional cotidiana, nos diversos níveis de atenção à saúde, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, com o foco em temas relevantes para o sistema de saúde.