Curso Básico em Sistema de Informação com Ênfase em Hanseníase e Tuberculose

A capacitação em Sistema de Informação e Vigilância da Hanseníase e Tuberculose destina-se aos técnicos da área de vigilância epidemiológica da tuberculose e hanseníase e operadores das bases de dados e/ou interlocutores do SINAN que atuam no Sistema Único de Saúde do Estado do Ceará. O curso surge a partir da necessidade de capacitar estes profissionais para operacionalizar o sistema e analisar a qualidade e quantificação das informações pertinentes à tuberculose e hanseníase.

Para tanto, esse esforço dos trabalhadores requer uma formação baseada na aprendizagem significativa e produção do conhecimento implicado com o fazer concreto das práticas de cuidado individuais e coletivas, desenvolvendo, durante o curso, as competências necessárias para o uso das bases de dados, fortalecendo a vigilância no Estado.

Capacidade para o uso de bases de dados de registro de casos de tuberculose e hanseníase contribuindo para o fortalecimento da qualidade e quantificação das informações.

Compreender os recursos/ferramentas computacionais disponíveis para o uso nos serviços de saúde, no que se refere ao monitoramento/avaliação dos dados de tuberculose e hanseníase;

Desenvolver habilidades para o uso de bases de dados de registro de casos de tuberculose e hanseníase na entrada do registro, edição e identificação de inconsistências;

Desenvolver habilidades para a análise de indicadores do monitoramento da tuberculose e hanseníase por meio de base de dados gerados no SINAN;

Aprimorar os registros das notificações de tuberculose e hanseníase no SINAN;

Atualizar os profissionais de vigilância epidemiológica da tuberculose e hanseníase em práticas de análise em informações.

Unidade didática

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM TUBERCULOSE NO ESTADO DO CEARÁ

VIGILÂNCIA DA INFORMAÇÃO DA TUBERCULOSE

TUBERCULOSE: SINAN-NET

- Apresentação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET)

- Estudo de duplicidades

- Relatório de apresentação SINAN-NET

TUBERCULOSE: TABWIN

- Vinculação de registros e demonstração do uso do programa Tab para Windows (TABWIN)

- Emissão de relatórios através do TABWIN

- Acompanhamento dos casos

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA HANSENÍASE NO CEARÁ E MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA HANSENÍASE

- Ficha de Notificação/Investigação EM Hanseníase

- Planejamento das rotinas de vigilância epidemiológica da hanseníase

HANSENÍASE: SINAN/NET

- Apresentação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET)

- Inclusão e consulta de notificação/investigação

- Verificação de duplicidades

- Boletim de acompanhamento de hanseníase

USO DO APLICATIVO DE TABULAÇÃO TABNET

HANSENÍASE: TABWIN

- Uso do aplicativo TABWIN para análise de completitude e consistência de dados

- Monitoramento dos indicadores

PÚBLICO

Técnicos da área de vigilância epidemiológica da tuberculose e hanseníase e operadores das bases de dados e/ou interlocutores do SINAN que atuam no Sistema Único de Saúde do Estado do Ceará.

Z

MATRÍCULA

A definição das vagas é feita de acordo com o painel de indicadores da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica. As fichas de inscrição são enviadas aos municípios, que selecionam os profissionais conforme o perfil e interesse.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 02 de Agosto, por meio do preenchimento e envio da ficha de inscrição para o Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (CEVIG) da ESP/CE, através do e-mail: veronica.castro@esp.ce.gov.br

PERÍODO

19 a 23 de Agosto de 2019

VAGAS

20 Vagas

CARGA HORÁRIA

40 Horas

COORDENAÇÃO

Verônica Maria Ferreira Castro

INFORMAÇÕES

veronica.castro@esp.ce.gov.br / (85) 3101-1400