Curso Básico em Ventilação Mecânica no Contexto da COVID-19

Z

Estratégias Educacionais

Este Curso é realizado totalmente na modalidade em EAD e utiliza uma série de estratégias educacionais que deverá estimular a participação ativa de todos no processo de ensino-aprendizagem, a construção coletiva do conhecimento e a reflexão sobre a prática. Serão utilizados Estudos de Mini-casos clínicos, reflexões sobre a prática, compartilhadas por meio de discussões em fóruns virtuais, mini-exposições em vídeo, vídeos demonstrativos e treinamentos de habilidades cognitivas por meio de simulações baseadas em computador (Xlung trainer), além de Estudos Dirigidos, com leituras complementares de material bibliográfico básico disponibilizado em uma Biblioteca Virtual. Sua leitura será estimulada para complementação dos objetivos propostos para o Curso.

Z

Estrutura do Curso e Carga Horária

O CBVM-COVID-19 é um curso de curta duração, ofertado na modalidade EAD, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE® integrado à plataforma Xlung, desenhado especificamente para o desenvolvimento da competência de realização de Ventilação Mecânica em pacientes com insuficiência respiratória aguda causada pela COVID-19. Tem uma carga horária de 12 horas, todas online, e é ofertado para uma clientela estimada em 1.000 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) que atuam na linha de frente no manejo de pacientes com insuficiência respiratória aguda devido à COVID 19 nas Unidades de Emergência e Hospitais no estado do Ceará. Está estruturado didaticamente em três Unidades: Unidade 1 – Introdução à Ventilação Mecânica no contexto da COVID 19 Unidade 2 – Iniciando e realizando a Ventilação Mecânica Invasiva Unidade 3 – Retirando a Ventilação Mecânica.
Z

Tutoria

Um grupo de experts será responsável pela tutoria à distância, que promoverá a interação entre o tutor e aqueles que estão participando do Curso. O tutor atuará como facilitador e mediador do processo de ensino-aprendizagem, estimulando e motivando a participação de todos e impulsionando o aluno de modo que o aprendizado seja desenvolvido de maneira significativa e eficaz.
Z

Certificação

Será fornecido certificado emitido pela Escola de Saúde Pública do Ceará para os participantes que concluírem satisfatoriamente as atividades do Curso.

Sobre

Este Curso aborda, de maneira básica, os fundamentos conceituais e os procedimentos para a realização da ventilação mecânica em pacientes com insuficiência respiratória aguda devido à COVID 19. É direcionado, prioritariamente, aos profissionais de saúde (médicos, fisioterapeutas e enfermeiros) que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com suspeita de COVID 19 que necessitem de suporte ventilatório invasivo, de curta duração.

Vídeo Tutorial - Saiba Como Acessar o Curso

Competência e Objetivos de Aprendizagem
OEC1. Reconhecer os critérios clínicos e radiológicos para Pneumonia por CORONAVÍRUS – COVID-19. OEC2: Compreender os conceitos básicos de insuficiência respiratória aguda, oxigenoterapia e indicações de IOT. OEC3: Compreender os conceitos básicos relacionados à ventilação mecânica no contexto da COVID 19. OEC4. Compreender os princípios da VM protetora. OEC5: Identificar os componentes básicos de um ventilador pulmonar mecânico. OEC6: Compreender os conceitos básicos relacionados a como realizar a adaptação da rede de gases e fonte de energia elétrica. OEC7: Compreender como funciona o ventilador pulmonar, de acordo com normas de segurança. OEC8: Identificar os critérios e procedimentos para o ajuste ou alteração dos modos ventilatórios e seus parâmetros. OEC9: Identificar os critérios e procedimentos para o ajuste fino dos parâmetros. OEC10: Distinguir os diferentes tipos de alarme para fazer os ajustes apropriados. OEC11: Descrever os critérios e procedimentos para o monitoramento de parâmetros de mecânica respiratória. OEC12: Identificar os sinais para o diagnóstico e condução de assincronia entre paciente e ventilador pulmonar. OEC13: Compreender os conceitos básicos relacionados à administração de medicamentos inalatórios durante a ventilação mecânica. OEC14. Compreender manobras de resgate na hipoxemia refratária: tit da PEEP, PRONA e indicações de ECMO. OEC15: Descrever os procedimentos para o ajuste do ventilador pulmonar durante a aspiração traqueal. OEC16: Compreender os critérios e procedimentos para a retirada da Ventilação Mecânica. OEC17: Compreender os procedimentos para desmontar, limpar e/ou desinfectar e esterilizar, corretamente, o ventilador pulmonar e seus acessórios. OEC18: Descrever os procedimentos para a troca correta dos filtros e circuitos do ventilador pulmonar.
OEH1. Utilizar os critérios clínicos e radiológicos para o diagnóstico de Pneumonia por CORONAVÍRUS – COVID-19 OEH2: Aplicar os critérios para o diagnóstico de insuficiência respiratória aguda, realização de oxigenoterapia e indicações de IOT. OEH3: Utilizar os procedimentos para montagem do ventilador pulmonar, incluindo a adaptação de circuitos e do sistema de umidificação. OEH4: Utilizar os procedimentos para a adaptação da rede de gases e fonte de energia elétrica. OEH5: Utilizar os procedimentos para ligar e desligar o ventilador pulmonar de acordo com normas de segurança. OEH6: Aplicar os critérios e procedimentos para o ajuste ou alteração dos modos ventilatórios e seus parâmetros. OEH7: Aplicar os critérios e procedimentos para o ajuste fino dos parâmetros. OEH8: Desenvolver a automação para reação e ajustes apropriados frente aos diferentes tipos de alarme. OEH9: Utilizar os critérios e procedimentos para o monitoramento de parâmetros de mecânica respiratória. OEH10 : Utilizar os princípios e procedimentos para o ajuste da VM protetora. OEH11: Identificar sinais de assincronia entre paciente e ventilador pulmonar. OEH12: Utilizar as técnicas para a administração de medicamentos inalatórios durante a ventilação mecânica. OEH13. Utilizar manobras de resgate na hipoxemia refratária: tit da PEEP, PRONA e indicações de ECMO. OEH14: Utilizar os procedimentos para o ajuste do ventilador pulmonar durante a aspiração traqueal. OEH15: Utilizar técnicas para a retirada da Ventilação Mecânica. OEH16: Utilizar os procedimentos para desmontar corretamente o ventilador pulmonar. OEH17: Utilizar os procedimentos para a limpeza e/ou desinfecção correta do ventilador pulmonar e acessórios. OEH18: Utilizar os procedimentos para a esterilização adequada das peças e circuitos do ventilador pulmonar. OEH19: Utilizar os procedimentos para a troca correta dos filtros e circuitos do ventilador pulmonar.
OEA1 – Reconhecer a importância da segurança do paciente com COVID 19 durante a ventilação mecânica. OEA2 – Desenvolver atitudes proativas no trabalho em equipe no contexto da realização da ventilação mecânica de pacientes com COVID 19. OEA3 – Reconhecer a importância da autoproteção e uso de EPIs durante a ventilação mecânica de pacientes com COVID 19. OEA4 – Aplicar os princípios éticos e dos cuidados paliativos nos casos de pacientes terminais com COVID 19.