Curso de Introdução à Educação para as Profissões de Saúde

Este Curso foi pensado para contribuir com o aprimoramento das competências no campo educacional dos profissionais que atuam na área de saúde que exercem ou exercerão funções docentes.

Tem uma carga horária de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e 20 horas à distância e está estruturado em cinco Unidades: 1 – Introdução às teorias da aprendizagem 2 - Introdução ao desenho de currículo baseado em competências 3 – Introdução às Metodologias Ativas de Aprendizagem 4 – Ensino-aprendizagem em ambiente de trabalho (EAAT) 5 - Introdução à avaliação da aprendizagem por competência.

1. Aplicação das principais teorias da aprendizagem do adulto na sua prática docente.

2. Capacidade para elaboração de currículo baseado em competências, incluindo módulos e unidades de aprendizagem, no contexto da educação dos profissionais de saúde.

3. Utilização de metodologias ativas de aprendizagem para o desenvolvimento de competências, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (Porblem based Learning – PBL) e em métodos de ensino aprendizagem nos ambientes de trabalho.

4. Capacidade para avaliação do processo de ensino aprendizagem por competências.

1. Desenvolver a compreensão básica sobre as principais teorias e os fundamentos do processo de aprendizagem no adulto e sua aplicação na educação dos profissionais

de saúde;

2. Utilizar técnicas e procedimentos para o desenho de currículo baseado em competências;

3. Utilizar metodologias ativas de aprendizagem na formação médica, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas;

4. Utilizar métodos e técnicas para o ensino aprendizagem em ambiente de trabalho;

5. Utilizar métodos e instrumentos de avaliação da aprendizagem em programas educacionais baseados em competências.

MÓDULO 1

UNIDADE 01 – CIEPS - Introdução às Teorias e Princípios de Aprendizagens do Adulto

  • Seção 1 -Principais teoria de aprendizagem do adulto

  • Seção 2 - Teoria cognitiva de aprendizagem

  • Seção 3 - Andragogia

  • Carga horária: 4h presencial

UNIDADE 02 – CIEPS – Introdução ao Desenho de Currículo Baseado em Competências

  • Seção 1 - Desenho do currículo baseado em competências: conceitos básicos

  • Seção 2 - A sistemática do desenho de currículo baseado em competências

  • Carga horária: 4h presencial

UNIDADE 03 – CIEPS – Introdução Metodologias Ativas de Aprendizagem Baseadas em Problemas

  • Seção 1 - Bases teóricas das metodologias ativas de aprendizagem

  • Seção 2 - A aprendizagem baseada em problemas

  • Carga horária: 4h presencial

UNIDADE 04 - CIEPS - Ensino Aprendizagem em Ambiente de Trabalho

  • Seção 1 – O ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho: conceitos básicos

  • Seção 2 - Abordagens e métodos para o ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho

  • Seção 3 – Organização do ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho

  • Carga horária: 4h presencial

UNIDADE 05 – CIEPS - Introdução Avaliação de Aprendizagem por Competências

  • Seção 1 – Conceitos básicos

  • Seção 2 – Tipos e instrumentos de avaliação da aprendizagem por competência

  • Carga horária: 4h presencial

UNIDADE 06 CIEPS – Atividade Extracurricular EaD

  • Carga Horária: 20 horas

PÚBLICO

Profissionais que atuam na área de saúde que exercem ou exercerão funções docentes.

Z

MATRÍCULA

Indicação pelos gestores das áreas da ESP/CE

PERÍODO

25 de julho a 29 de agosto de 2018

VAGAS

30 Vagas

CARGA HORÁRIA

40 horas

COORDENAÇÃO

Prof. José Batista Cisne Tomaz

INFORMAÇÕES

rafael.dantas@esp.ce.gov.br / rafael_pd@yahoo.com.br / 3101.1418 – CEDES