Este curso de formação básica (60h) em ambiente virtual de aprendizagem e com atividades online síncronas apoiará as supervisões de residências em saúde no desenvolvimento curricular de seus programas de residência, a partir do treinamento e engajamento de supervisores de núcleo de todas as carreiras profissionais envolvidas na formação dos programas de residência em saúde, especialmente no âmbito multiprofissional. Ao final do treinamento, os participantes, juntamente com os supervisores gerais que estarão simultaneamente em treinamento no Curso de Aperfeiçoamento do Projeto VELAS 2022, terão contribuído no desenvolvimento do currículo para a sua ênfase profissional.

 

Competências

  • Incorporação dos pressupostos filosóficos e pedagógicos da ESP/CE na concepção curricular dos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde
  • Definição/ revisão de metas educacionais, competências profissionais, (uni- e multi) eixos, objetivos, estratégias e atividades educacionais dos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde para a sua ênfase profissional.
  • Acesso, análise e seleção de abordagens e metodologias educacionais aplicáveis à sua ênfase profissional.
  • Análise e incorporação de abordagens avaliativas nos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde, aplicáveis a sua ênfase profissional.
  • Integração de princípios de aprendizagem contemporâneos às práticas educacionais na supervisão de residentes
  • Análise e incorporação de habilidades sócio emocionais no contexto de Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde, considerando cada ênfase de formação.

 

Objetivos de Aprendizagem

Após a conclusão do programa, os participantes irão:

  • Analisar seus próprios pressupostos pedagógicos fundamentado nos pressupostos pedagógicos da ESP/CE.
  • Elaborar/ desenhar/ redigir/ os pressupostos do PPC/Res considerando os da ESP/CE aplicáveis ao contexto de cada ênfase profissional
  • Engajar-se na construção do seu próprio projeto curricular de residência considerando sua ênfase de formação
  • Avaliar as distintas abordagens metodológicas educacionais relativas às atividades a serem desenvolvidas nas situações de ensino e aprendizagem em Programas de Residência, considerando sua ênfase de formação
  • Adaptar as distintas abordagens metodológicas educacionais às situações de ensino e aprendizagem, considerando sua ênfase de formação
  • Elaborar propostas avaliativas do processo de ensino e de aprendizagem baseadas nas competências e objetivos de aprendizagem de cada situação pedagógica vivenciada, considerando sua ênfase de formação

Público-alvo

Supervisores De Núcleo Dos Programas De Residência Em Saúde Vinculados À Escola De Saúde Pública Do Ceará (Multiprofissional)

Estrutura do curso
Unidade 1: Desenvolvendo competências profissionais para meu programa de residência
Unidade 2: Abordagens e metodologias do meu programa de residência
Unidade 3: Desenvolvendo os próximos passos: Construção do Currículo da Minha Residência em Saúde

Coordenador do Curso
Alcilea Leite de Carvalho


Informações:
gepos@esp.ce.gov.br
3101-1424


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