O que é o Centro de Simulação Realística no Ensino de Saúde?

O Centro de Simulação Realística (CSR) da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) é uma tecnologia educacional de saúde que agrega o que há de mais moderno no mundo, permitindo aos estudantes e profissionais da área da saúde em nível de graduação, pós-graduação e extensão o desenvolvimento de competências de habilidades clínicas, sócio, ético e comportamentais em um ambiente de aprendizagem seguro e o mais próximo da realidade por meio de manequins, simuladores e acessórios, softwares de realidade virtual de baixa, média e alta complexidade.

A implantação do Centro de Simulação Realística consolida o pioneirismo e a excelência da ESP/CE no ensino da área da saúde no estado do Ceará. Essa iniciativa está alinhada à adoção de estratégias para adequações curriculares com a implantação e implementação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, diversidade dos cenários simulados, com envolvimento de equipe multiprofissional e transdisciplinar, propiciando um contexto dinâmico, ativo, realístico e construtivo. O complexo visa atuar positivamente contribuindo na melhoria da qualidade da assistência, da gestão e vigilância à saúde nos diversos serviços de saúde no estado do Ceará por meio do desenvolvimento e aprimoramento de competências profissionais.

Quais equipamentos e ambientes diferenciados compõem o Centro?


O CSR/ESP.CE conta com ambientes estruturados para compor equipamentos e tecnologias educacionais realísticas de baixa, média e alta complexidade para promover o mais fiel possível à realidade, que possibilitam uma metodologia de treinamento inovadora que simula cenários clínicos, estações de treinamento de habilidades e experiências da vida real.

Os ambientes são preparados para o aprendizado controlado e seguro com sistema completo de imagens e sons, salas espelhadas para observação, salas de atendimento de emergência, cenário de leito de UTI, sala de parto e enfermarias. Esses espaços possuem câmeras instaladas em diferentes pontos, garantindo uma variedade de ângulos nas cenas de simulação, que permitem a captação de imagens e sons, além de transmitirem as imagens em tempo real, facilitando as boas práticas Debriefing , afim de favorecer a essência do processo educacional envolvido nas simulações baseadas em competências.

O que é possível simular?


Os recursos educacionais e as tecnologias de baixa, média e alta complexidades estruturadas no CSR/ESP.CE podemos planejar uma infinidade de treinamentos de habilidades psicomotoras, comunicação, assim como cenários simulados para o desenvolvimento de competências sendo estes alinhados ao contexto educacional planejado nas matrizes de competências dos programas, projetos educacionais desenvolvidos.

No momento nossa estrutura prioriza a aplicabilidades da simulação realística para algumas demandas prioritária da ESP/CE: suporte básico e avançado de vida, assistência ao politraumatizado, emergências obstétricas, leito de UTI.

Quem poderá utilizar a estrutura do espaço?


O CSR/ESP.CE destina-se aos docentes e discentes da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará e de outras instituições de ensino na área da saúde, públicas e privadas, além de toda a força de trabalho que atua no campo da saúde no estado do Ceará para o desenvolvimento de competências, sobretudo habilidades e atitudes, por meio da utilização de estratégias educacionais baseadas na simulação realística. Assim, o público participante do projeto é:

  • Docentes e alunos da ESP-CE
  • Supervisores, Preceptores e residentes dos Programas de Residência ligados a ESP-CE (Médica e Multiprofissional)
  • Professores e alunos das Instituições de Ensino Superior na área da Saúde (públicas)
  • Profissionais de saúde da SESA e demais profissionais que fazem parte da força de trabalho na área da saúde no Estado.
  • Professores e alunos das IES (privadas)
  • Profissionais da saúde de instituições privadas

Treinamentos

Treinamento de Habilidade

Treinamento de Habilidade

facebooktwitterinstagramyoutubeTreinamento de HabilidadeDr.Marcelo Alcântara e Anestesiologista convidada para o treinamento

Estação de Treinamento de Habilidades

Estação de Treinamento de Habilidades

facebooktwitterinstagramyoutubeTreinamento de Habilidadesparamentação e desparamentação, montagem do sistema de pré-oxigenação a IOT, procedimento de IOT equipe multiprofissional.Equipe Assistencial Multiprofissional do Hospital Municipal de Maracanaú Dr João Elísio...

Treinamento de Habilidade

Treinamento de Habilidade

facebooktwitterinstagramyoutubeTreinamento de HabilidadeMontagem do sistema de pré-oxigenação a intubação orotraqueal -  Profissionais médicos da atenção primária a saúde - APS

Equipe de Facilitadores

Equipe de Facilitadores

facebooktwitterinstagramyoutubeEquipe de FacilitadoresA ESP/CE, assume o compromisso de adotar um modelo educacional que favoreça a formação de um profissional apto a uma prática renovada, coerente com os desafios do seu tempo. EspVirtualCriada para atuar no ensino...

Sobre a EspVirtual

Criada para atuar no ensino presencial e a distância com o objetivo de contribuir para a formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS.

Contato

AV. Antônio Justa, 3161

(85) 3101-1418

ead@esp.ce.gov.br

Seg a Sex - 8h às 17h