Cursos Ofertados

Cursos Recentes

Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis40 Vagas40h/aSâmia Sousa da Silva(85) 3101-1400Centro de Vigilância em SaúdeO Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis foi desenvolvido através de uma iniciativa da Escola de...

Veja todos os cursos

Alunos

Cursos EAD e SemiPresenciais

Tele-Educação

Treinamentos no Centro de Simulação

Criada para atuar no ensino presencial e a distância com o objetivo de contribuir para a formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, utilizando tecnologias da informação e comunicação com ênfase em educação a distância, a EspVirtual inova no processo de ensino aprendizagem e uso das metodologias ativas na educação firmando a qualidade dos cursos ofertados pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Últimos Treinamento

Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis40 Vagas40h/aSâmia Sousa da Silva(85) 3101-1400Centro de Vigilância em SaúdeO Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis foi desenvolvido através de uma iniciativa da Escola de...

Curso básico em mídias digitais na EAD

Curso básico em mídias digitais na EAD

Curso básico em mídias digitais na EAD20 Vagas40h/aIdalina Maria Moreira Barbosa(85) 31011400Centro de Vigilância em SaúdeO curso apresentará noções de EAD com o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação síncronas e assíncronas, as principais...

Veja todos treinamentos

O que é o Centro de Simulação Realística no Ensino de Saúde?

O Centro de Simulação Realística (CSR) da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) é uma tecnologia educacional de saúde que agrega o que há de mais moderno no mundo, permitindo aos estudantes e profissionais da área da saúde em nível de graduação, pós-graduação e extensão o desenvolvimento de competências de habilidades clínicas, sócio, ético e comportamentais em um ambiente de aprendizagem seguro e o mais próximo da realidade por meio de manequins, simuladores e acessórios, softwares de realidade virtual de baixa, média e alta complexidade.

A implantação do Centro de Simulação Realística consolida o pioneirismo e a excelência da ESP/CE no ensino da área da saúde no estado do Ceará. Essa iniciativa está alinhada à adoção de estratégias para adequações curriculares com a implantação e implementação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, diversidade dos cenários simulados, com envolvimento de equipe multiprofissional e transdisciplinar, propiciando um contexto dinâmico, ativo, realístico e construtivo. O complexo visa atuar positivamente contribuindo na melhoria da qualidade da assistência, da gestão e vigilância à saúde nos diversos serviços de saúde no estado do Ceará por meio do desenvolvimento e aprimoramento de competências profissionais.

Quais equipamentos e ambientes diferenciados compõem o Centro?


O CSR/ESP.CE conta com ambientes estruturados para compor equipamentos e tecnologias educacionais realísticas de baixa, média e alta complexidade para promover o mais fiel possível à realidade, que possibilitam uma metodologia de treinamento inovadora que simula cenários clínicos, estações de treinamento de habilidades e experiências da vida real.

Os ambientes são preparados para o aprendizado controlado e seguro com sistema completo de imagens e sons, salas espelhadas para observação, salas de atendimento de emergência, cenário de leito de UTI, sala de parto e enfermarias. Esses espaços possuem câmeras instaladas em diferentes pontos, garantindo uma variedade de ângulos nas cenas de simulação, que permitem a captação de imagens e sons, além de transmitirem as imagens em tempo real, facilitando as boas práticas Debriefing , afim de favorecer a essência do processo educacional envolvido nas simulações baseadas em competências.

O que é possível simular?


Os recursos educacionais e as tecnologias de baixa, média e alta complexidades estruturadas no CSR/ESP.CE podemos planejar uma infinidade de treinamentos de habilidades psicomotoras, comunicação, assim como cenários simulados para o desenvolvimento de competências sendo estes alinhados ao contexto educacional planejado nas matrizes de competências dos programas, projetos educacionais desenvolvidos.

No momento nossa estrutura prioriza a aplicabilidades da simulação realística para algumas demandas prioritária da ESP/CE: suporte básico e avançado de vida, assistência ao politraumatizado, emergências obstétricas, leito de UTI.

Quem poderá utilizar a estrutura do espaço?


O CSR/ESP.CE destina-se aos docentes e discentes da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará e de outras instituições de ensino na área da saúde, públicas e privadas, além de toda a força de trabalho que atua no campo da saúde no estado do Ceará para o desenvolvimento de competências, sobretudo habilidades e atitudes, por meio da utilização de estratégias educacionais baseadas na simulação realística. Assim, o público participante do projeto é:

  • Docentes e alunos da ESP-CE
  • Supervisores, Preceptores e residentes dos Programas de Residência ligados a ESP-CE (Médica e Multiprofissional)
  • Professores e alunos das Instituições de Ensino Superior na área da Saúde (públicas)
  • Profissionais de saúde da SESA e demais profissionais que fazem parte da força de trabalho na área da saúde no Estado.
  • Professores e alunos das IES (privadas)
  • Profissionais da saúde de instituições privadas