Curso Básico de Prevenção de Incapacidades, Reabilitação e Autocuidado em Hanseníase

Nº Vagas

30 Vagas

Carga Horária

40h/a

Coordenação

Eva Gomes da Silva

Contato

eva.silva@esp.ce.gov.br

9

CEVIG

Centro de Vigilância em Saúde

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA/CE), promovem o “Curso Basico de Prevenção de Incapacidades, Reabilitação e Autocuidado em Hanseníase”.

O curso surge a partir da necessidade de ampliar, aos profissionais de saúde da Atenção Primária, conhecimentos, habilidades e atitudes nas ações de Hanseníase, proporcionando as pessoas vítimas deste agravo melhores condições de tratamento e prevenção de incapacidades, desenvolvendo práticas de saúde transformadora, reflexiva, propositiva e articulada com a sociedade, para enfrentamento do cenário da Hanseníase no Estado do Ceará.

Desenvolvimento das ações de prevenção de incapacidades físicas das pessoas acometidas pela hanseníase, visando à melhoria do perfil social, clínico, epidemiológico e a qualidade de vida dessa população.

  • Cognitivo:
    – Compreender as ações de vigilância à saúde e do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, considerando seu modo de vida e a organização da rede de atenção à saúde;

 

  • Habilidade:
    – Realizar acolhimento, diagnóstico e tratamento das pessoas acometidas pela hanseníase com vista à prevenção de incapacidades e deformidades;
    – Realizar atividades de prevenção de incapacidades nas Unidades Básicas de Saúde;

 

  • Atitude:
    – Estimular o fortalecimento das ações de vigilância e prevenção de incapacidades das pessoas acometidas pela hanseníase, visando à estruturação e organização da rede de atenção à saúde no Estado do Ceará.

O curso está estruturado com carga horária total de 40 horas, com um forte componente cognitivo. Serão 20 horas realizadas de forma presencial, por meio de aulas virtuais. No segundo momento, o componente de habilidades e atitudes será trabalhado por meio de um treinamento de habilidades, com carga horária de 20 horas, compreendendo um treinamento de habilidades em grupos (8 horas) e a execução de uma atividade a partir dessa vivência (12 horas). Essas atividades têm o intuito de atender a necessidade de formação de multiplicadores para prevenção de incapacidades, reabilitação e autocuidado em hanseníase.

 

Para tanto, o curso estrutura-se da seguinte forma:

Unidade 1: HANSENÍASE: HISTÓRIA, EPIDEMIOLOGIA E ASPECTOS CLÍNICOS (8 horas)
Unidade 2: MANIFESTAÇÕES NEURAIS E PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES (20 horas)
Unidade 3: ENSINO-APRENDIZAGEM EM AMBIENTE COMUNITÁRIO: AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO (12 horas)

PÚBLICO

O curso é destinado para enfermeiro(s), fisioterapeuta(s) ou terapeuta(s) ocupacionais da Atenção Primária de Saúde.

PERÍODO DO CURSO

13 a 27/09/2021

Matrícula

Serão encaminhados ofícios, ficha de inscrição e termo de comprometimento para Superintendências Regionais de Saúde com a descrição dos municípios participantes. Esses enviarão a ficha e termos de comprometimento preenchidos e assinados para coordenação do curso.

Você participou do curso?

Que tal contar um pouco sobre sua experiência?

.

3 Comentários

  1. Eleonora Bandeira de Lucena

    O curso foi acima das expectativas, muito proveitosos e de forma muito prática e disciplinada.
    Parabenizar a Dra. Suziane, pela oportunidade de vivenciar a assistência através de acolhimento humanizada com foco na reabilitação do paciente em todos os seus aspectos: bio-pisicosocial

    Responder
  2. Eleonora Bandeira de Lucena

    Excelente oportunidade de resgatar conceitos e práticas na assistência ao paciente com Hanseníase.

    Responder
  3. Edivan Moisés

    Um aprendizado muito significativo, os conteúdos sempre muito atualizados, a prática foi muito boa e a oportunidade da experiência com os portadores da doença, bem como suas lutas e vitórias.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.