Projeto Velas – Formação de Facilitadores Em Desenvolvimento Educacional de Supervisores de Residências Em Saúde
Nº Vagas
25 Vagas
Carga Horária
120h/a
Coordenação
Olivia Andrea Alencar Costa Bessa
Contato
gepos@esp.ce.gov.br – 3101-1424
DEDUC
Diretoria de Educação e Extensão
● Reconhecer e mapear os conjuntos de habilidades, técnicas e estratégias para criar um currículo altamente envolvente e efetivo para seus programas de residência;
● Compreender o processo de aprendizagem de adultos e como isso deve impactar a educação das profissões da saúde;
● Incorporar, nas estratégias de ensino-aprendizagem para residentes, abordagens em pequenos grupos e a aprendizagem colaborativa baseada em problemas e projetos;
● Aplicar os princípios de desenvolvimento curricular a ambientes de sala de aula, clínicas e de aprendizado remoto
● Reconhecer e implementar os elementos necessários para uma reforma curricular bem-sucedida
● Integrar simulação e tecnologia moderna para melhorar o ensino e a aprendizagem
● Tornar-se um supervisor mais eficaz e comprometido que sabe orientar e inspirar os outros
● Desenvolver, em seu contexto, uma rede de preceptores clínicos visão e prática alinhadas
● Otimizar avaliações de residentes e do próprio programa educacional e fornecer feedback mais produtivo
● Aplicar os princípios éticos fundamentais da pesquisa em educação para as profissões da saúde ao ensino clínico e preceptoria
● Compreender a teoria subjacente a partir de uma perspectiva conceitual, incorporando ciências da aprendizagem e outras justificativas para o desenvolvimento de sua prática educacional.
Após a conclusão do programa, os participantes irão:
● Compreender as justificativas baseadas em evidências para conjuntos de habilidades de educação clínica; por meio do estudo de teorias educacionais, os participantes serão capazes de reconhecer um framework de conceitos que sustentam a educação profissional em saúde contemporânea;
● Aplicar processos e técnicas de ensino a diversos grupos de residentes à beira do leito, ambulatório, sala de aula e outros ambientes educacionais, para auxiliar na montagem da formação de supervisores;
● Identificar processos de desenho de programas educacionais para a residência médica e multiprofissional e aplicar tais modelos no design da formação de supervisores;
● Acelerar a liderança e o desenvolvimento profissional nas pedagogias e técnicas de ensino da educação para as profissões da saúde.
Módulo 1: Fundamentos da Aprendizagem e Desenho Curricular
Unidade 1.1: Aprendizagem Significativa Unidade
1.2: Aprendizagem de Adultos
Unidade 1.3: Ciclo de Desenho Curricular
Módulo 2: Análise de necessidades educacionais Unidade
2.1: Necessidades de saúde e de serviços
Unidade 2.2: Necessidades educacionais de supervisores de programas de residência em saúde
Unidade 2.3: Motivação e Necessidade em Educação Profissional
Módulo 3: Metas, Competências e Objetivos Educacionais
Unidade 3.1: Traçando metas alcançáveis para a formação de supervisores
Unidade 3.2: Desenho de uma matriz de competências para o desenvolvimento de supervisores
Unidade 3.3: Objetivos de aprendizagem e conteúdos curriculares
Unidade 3.4: Relevância, Integração e Efetividade curricular
Módulo 4: Abordagens, Estratégias e Métodos Educacionais – Parte I
Unidade 4.1: Abordagens e estratégias para ambientes hospitalares
Unidade 4.2: Abordagens e estratégias para ambientes ambulatoriais
Unidade 4.3: Abordagens e estratégias para ambientes comunitários
Unidade 4.4: Ensino e Aprendizagem Profissional em Ambientes clínicos
Módulo 5: Abordagens, Estratégias e Métodos Educacionais – Parte II
Unidade 5.1: Abordagens e estratégias para o domínio cognitivo
Unidade 5.2: Abordagens e estratégias para o desenvolvimento de habilidades e procedimentos
Unidade 5.3: Abordagens e estratégias para o domínio psicoafetivo e habilidades sócioemocionais
Unidade 5.4: Gestão e Liderança como habilidades profissionais
Módulo 6: Avaliação de Programas e da Aprendizagem em Ambientes de Prática Profissional em Saúde
Unidade 6.1: Avaliando aprendizagens em ambientes clínicos (conhecimentos, habilidades e atitudes)
Unidade 6.2: Estruturando processos de avaliação formativa, certificativa e estabelecendo práticas de feedback
Unidade 6.3: Avaliando a efetividade de programas educacionais de formação de residentes em saúde
Unidade 6.4: O ciclo Competência – Estratégia- Abordagem-Avaliação na formação de Residentes em Saúde

PÚBLICO
Facilitadores e instrutores das equipes de gestão das Residência Médica, Uni
e Multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Ceará.
PERÍODO DO CURSO
HÍBRIDO, de 01 de Março a 24 de Abril de 2022. Atividades presenciais
semanais
Matrícula
Indicação direta da Diretoria de Educação e Extensão da ESP/CE
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A cada encontro no Projeto Velas, aumenta a minha motivação por fazer parte dele. Gratidão por terem me acolhido. Prometo ser colaborativa, pontual, assídua e dar respostas para cada atividade.
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