Nº Vagas

120 Vagas

Carga Horária

60h/a

Coordenação

Adriana Maria Monteiro Dall’Olio

Contato

(85) 3101-1409/ rededeprotecaoesp@gmail.com

9

DIEPS

Diretoria de Educação Profissional em Saúde

Este curso, se insere no contexto do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência (Decreto Nº 9.603 de 10 de dezembro de 2018, que regulamenta a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017), buscando refletir e ampliar o olhar para a promoção das ações intersetoriais da rede de proteção à infância e adolescência no estado do Ceará, bem como viabilizar o compartilhamento de reflexões e saberes acerca de mecanismos/estratégias de prevenção aos diversos tipos violência, contribuindo também para a implementação e fortalecimento das políticas públicas.

Competência 1: compreensão das bases históricas e conceituais da violência a partir dos conceitos, teorias e tipologias.

Competência 2: capacidade de compreensão dos marcos legais relativos aos direitos de crianças e adolescentes, especialmente no que tange às políticas de saúde voltadas para o enfrentamento da violência e na organização da rede de cuidado e proteção social.

Competência 3: compreensão do sistema de garantia de direitos a partir das peculiaridades e pontos de convergência entre as redes de atenção, proteção social e defesa de direitos.

  • Objetivo Cognitivo: compreender, por meio de bases históricas e conceituais, a relação de impacto da violência sobre a saúde.
  • Objetivo de Habilidade: aplicar por meio de abordagem comunicativa parâmetros baseados nas teorias e práticas que dão sustentação às ações desenvolvidas nos serviços.
  • Objetivo Atitudinal: reconhecer a importância do protagonismo sócio político em relação a política de enfrentamento da violência contra criança e adolescente e o atendimento das vítimas e ao gerenciamento de ações.

 

  • Objetivo Cognitivo: compreender os documentos que norteiam a política de enfrentamento a violência contra criança e adolescente.
  • Objetivo de Habilidade: socializar os documentos que norteiam a política de enfrentamento a violência contra criança e adolescente no âmbito das instituições na perspectiva do atendimento às vítimas e do monitoramento e avaliação das ações.

 

  • Objetivo Cognitivo: compreender as ações de prevenção à violência e de cuidado em rede.
  • Objetivo de Habilidade: desenvolver um canal de comunicação integrada com os pontos da rede de atenção e proteção social na perspectiva intra e intersetorial do cuidado.
  • Objetivo Atitudinal: identificar as ações e serviços de prevenção e de atenção e cuidado de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências.
  • Objetivo Atitudinal: atuar na promoção de cuidados em rede, buscando o fortalecimento das ações de prevenção à violência da criança e do adolescente.

Curso Livre, de 60 h/a será estruturado por um módulo e três unidades, na modalidade EaD

Unidade I: Bases conceituais e históricas da violência;

Unidade II: Atenção à criança e adolescente em situação de violência; 

Unidade III: Redes de cuidado e prevenção a violência no âmbito do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.

PÚBLICO

 Potencial clientela é formada por profissionais de nível médio e técnico: profissionais da Saúde: estratégia de saúde da família; profissionais da Educação: professores e/ou coordenação pedagógica; profissionais da Assistência Social: CREAS e CRAS. Conselheiros Tutelares, Segurança Pública, Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público que estão diretamente envolvidos nas ações de promoção, prevenção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Período do curso

Novembro a Dezembro/2021 – Turnos Manhã e Tarde

~

Matrícula

O município encaminhará a relação de participantes previamente

Você participou do curso?

Que tal contar um pouco sobre sua experiência?

.

2 Comentários

  1. Dayana Souza dos Santos

    Bom dia! Gostaria de me inscrever no curso de Rede de Proteção
    á Infância e Adolescência em situação de violência. Sou psicóloga, atuo na Proteção Social Especial no município de Maracanaú/CE.

    Responder
    • espvirtual ead

      Prezada Dayana,
      Esse curso é direcionado para os profissionais que atuam na rede do estado.
      Nesse sentido são indicados pela gestão dos municípios.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.