Fazer um Curso de Estudo a Distância (EAD) é uma forma de continuar a trabalhar, mas ao mesmo tempo, investir na própria formação. Assim, você garante um futuro melhor sem abrir mão da sua rotina atual.
Um diploma na modalidade à distância tem o mesmo valor dos cursos presenciais: você pode procurar emprego, filiar-se a entidades de classe, prestar concurso público e entrar para uma pós-graduação. Estudar à distância exige uma boa dose de compromisso e de dedicação, como qualquer tipo de estudo. Mas o EAD traz também inúmeras vantagens.

Quer estudar, mas trabalha muito, está cheio de compromissos e acha que nunca vai ter tempo para uma graduação? Conheça aqui 6 vantagens do estudo à distância!

1 – Economia de tempo com estudo a distância

Regulados pelo MEC, os cursos à distância têm, obrigatoriamente, a mesma carga horária dos cursos presenciais. No entanto, você não perde tempo no deslocamento até à instituição de ensino. Isso é ótimo, especialmente para quem teria de enfrentar o trânsito das grandes cidades ou para quem mora em locais onde não há oferta presencial do curso que deseja e precisaria viajar para outra cidade.

2 – Flexibilidade de horário no EAD

Quem viaja com frequência, tem filhos pequenos ou trabalha em horários diferenciados, fica praticamente impossibilitado de estar presente diariamente, no mesmo turno, na sala de aula. Em uma graduação à distância, você pode estudar de madrugada, cada dia em um horário ou optar por estudar dia sim, dia não.

3 – Você dita o ritmo no estudo a distância

Além da possibilidade de fazer o próprio horário, no EAD você caminha no seu próprio ritmo. O assunto pareceu complicado? Dá para assistir a mesma aula várias vezes.

O tema é fácil, você já conhece bem? Pode dar só uma revisada, fazer os exercícios propostos e partir para o próximo tópico, sem ter de esperar pelo ritmo da classe.

4 – Facilidade de se comunicar para tímidos

A timidez é uma barreira para muitas pessoas no ensino presencial. Ter de levantar a mão, formular uma pergunta, expor suas dúvidas na frente de toda a sala — às vezes são mais de 100 pessoas — acaba sendo motivo de grande estresse para os mais acanhados.

Nada disso é problema quando você pode escrever e enviar a pergunta para o professor pelo sistema. Assim, ninguém fica com dúvidas por vergonha de falar em público.

5 – Desenvolvimento de características valorizadas no mercado

O método de ensino na modalidade à distância acaba desenvolvendo no estudante algumas carcaterísticas super valorizadas no mercado de trabalho. Qual é o RH que não sonha com um profissional que saiba fazer a gestão de seu tempo, tenha iniciativa e motivação?

Ao cursar uma graduação em EAD, o aluno acaba se tornando alguém com autodisciplina, compromisso e grande capacidade de concentração. Por essas e outras a modalidade está cada vez mais valorizada.

6 – Economia de dinheiro

Além de não gastar tempo no deslocamento, quem opta pelo EAD evita custos extras: estacionamento, gasolina ou a passagem diária do ônibus. Por não precisar ir até à faculdade, também fica livre da necessidade de comer fora.

Na ponta do lápis e no acumular dos anos, esses pequenos gastos podem fazer uma diferença significativa no orçamento. No cenário econômico atual, todo mundo precisa se qualificar.

Com o estudo à distância (EAD), fazer uma graduação é uma possibilidade real para todos. Entrando em um curso reconhecido pelo MEC, o diploma de EAD tem exatamente o mesmo valor daquele obtido pela modalidade presencial.

Para você, qual das vantagens acima é mais interessante?
Comente aqui!

17 dicas de boas práticas em EAD

Recentemente, o governo flexibilizou as regras para a oferta desses cursos, mas o mercado de trabalho e os próprios alunos ainda oferecem resistência quanto a modalidade. Ainda há muito a ser melhorado e, esse foi um dos motivos, que levou o Semesp a...

Como se dar bem com ensino a distância?

Todos conhecemos as vantagens do E-Learning (Ensino a Distância). São algumas: melhor organização do tempo, economia e maior rendimento. Mas ainda assim há um porém. Para muitas pessoas estudar sem a companhia presencial de um professor pode ser um...

Metodologias ativas chegam à educação a distância

Profissionais que trabalham na área educacional em todo o país reuniram-se na semana passada em Foz do Iguaçu, no 23º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância. O tema “metodologias ativas” esquentou as discussões entre...