Sobre
O Curso de Especialização em Saúde Pública: uma abordagem interprofissional foi desenvolvido por meio da parceria entre a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues para a formação de sanitaristas em rede com proposta central de ampliar a oferta dos cursos lato sensu no Brasil, contribuindo para novas práticas e organização do trabalho em saúde, alinhadas aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, esse curso tem como prioridade desenvolver competências que fortaleçam a gestão do sistema de saúde e práticas colaborativas no âmbito da promoção à saúde. Portanto, o Curso ancora-se na perspectiva da educação e do trabalho interprofissional em saúde, refletindo sobre as implicações do sanitarista diante dos novos paradigmas construídos no cenário atual da Saúde Pública Brasileira.

Competências

Espera-se que, ao final deste curso, o especializando adquira as seguintes competências:

  • Desenvolvimento de conhecimentos para o trabalho em equipe interprofisisonal e para a integralidade da atenção;
  • Aplicação das Funções Essenciais de Saúde Pública no contexto das políticas públicas e das práticas sociais, conforme o perfil epidemiológico, demográfico e cultural das populações, para o desenvolvimento de ações coerentes com cada cenário;
  • Desenvolvimento de ações que fortaleçam a integração entre a vigilância em saúde e as redes de atenção à saúde;
  • Promoção da cultura do planejamento, monitoramento e avaliação a partir do uso de indicadores dos sistemas e serviços de saúde;
  • Adoção das estratégias de mobilização, participação e controle social no SUS;
  • Utilização dos valores, princípios e diretrizes das políticas sociais e da saúde como ferramentas para efetivação do SUS, reconhecendo-se como protagonista desse processo;
  • Capacidade para estabelecer, por meio da arte e da cultura, novos paradigmas e desafios da comunicação e gestão do trabalho em saúde;
  • Desenvolvimento de pesquisas de produção de conhecimento científico para a qualificação da prática profissional, contribuindo com a produção de conhecimento na área da saúde pública.

Objetivos de Aprendizagem

  • Desenvolver pensamento crítico-reflexivo sobre o processo saúde-doença a partir da sociedade, cultura e cidadania;
  • Aplicar as funções essenciais de saúde pública no gerenciamento e no desenvolvimento das políticas de saúde;
  • Compreender as ações de saúde dos três níveis de complexidade no contexto das Redes de Atenção à Saúde;
  • Estabelecer relação entre a evolução das políticas de saúde no Brasil, com enfoque para o SUS, e sua implementação no contexto das esferas de governo;
  • Identificar as necessidades em saúde, seus determinantes e condicionamentos, segundo os padrões epidemiológicos, demográficos e socioeconômicos;
  • Aplicar os princípios, diretrizes do SUS e das Políticas Sociais e da Saúde na organização das ações e serviços;
  • Compreender a Política Nacional de Vigilância em Saúde, suas subáreas e interfaces bem como os sistemas de informação;
  • Utilizar informações baseadas em análise de dados epidemiológicos;
  • Utilizar o raciocínio epidemiológico, seus métodos e principais usos, na investigação dos agravos à saúde da população;
  • Reconhecer os sistemas de informação utilizados pela Vigilância em Saúde;
  • Desenvolver processos de trabalho sob sua responsabilidade, de modo a ampliar sua capacidade para a tomada de decisão;
  • Implementar atividades de planejamento e gestão segundo as necessidades em saúde;
  • Aplicar ferramentas para ampliação do acesso às ações e serviços de saúde, de forma integral e resolutiva;
  • Aplicar meios para o desenvolvimento da Mobilização, Participação e Controle Social;
  • Compreender a importância do processo de comunicação e
  • seus novos paradigmas e tecnologias, para a eficácia das ações de Educação em Saúde, com referência nos espaços de construção do poder simbólico e da Educação Popular;
  • Compreender os instrumentos de Planejamento Governamental e de Gestão do SUS;
  • Compreender as fontes de financiamento e o orçamento do SUS, segundo os blocos de financiamento específicos;
  • Compreender as ferramentas para o monitoramento e avaliação das ações de saúde;
  • Compreender os métodos científicos e epidemiológicos para o desenvolvimento de pesquisa científica;
  • Desenvolver pesquisas de produção do conhecimento científico que qualifiquem a prática profissional na Saúde Pública.