O Curso de Especialização EpiSUS Intermediário Nordeste, uma iniciativa que visa fortalecer as capacidades em epidemiologia e vigilância em saúde na região nordestina do Brasil. Este curso representa um passo significativo no avanço do conhecimento e na capacitação de profissionais da saúde pública, promovendo a excelência na prática epidemiológica e na resposta a emergências em saúde.

Desenvolvido em parceria com renomadas instituições de ensino e pesquisa, o Curso de Especialização EpiSUS Intermediário Nordeste oferece uma abordagem abrangente e atualizada em epidemiologia e vigilância em saúde, alinhada com as melhores práticas e padrões internacionais. Destinado a profissionais de saúde com experiência prévia em epidemiologia, o curso proporciona uma oportunidade única de aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades técnicas e aprimorar competências práticas em diversas áreas da saúde pública.

Ao longo deste curso, os participantes terão acesso a um currículo dinâmico e interdisciplinar, composto por módulos teóricos, estudos de caso, atividades práticas e discussões em grupo. Através de uma abordagem participativa e orientada para a prática, os alunos serão capacitados a aplicar os princípios epidemiológicos em contextos reais, contribuindo para a detecção precoce, investigação e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Além disso, o Curso de Especialização EpiSUS Intermediário Nordeste oferece uma plataforma de aprendizado colaborativa, que incentiva a troca de experiências, o networking profissional e o trabalho em equipe. Com um corpo docente qualificado e uma infraestrutura moderna, o curso proporciona um ambiente propício ao crescimento acadêmico e profissional, preparando os participantes para enfrentar os desafios emergentes em epidemiologia e vigilância em saúde.

Em resumo, o Curso de Especialização EpiSUS Intermediário Nordeste representa um compromisso conjunto com a excelência na formação de profissionais da saúde pública, capacitando-os a enfrentar os desafios epidemiológicos do século XXI e contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar das populações da região nordestina do Brasil. Estamos ansiosos para receber os participantes nesta jornada de aprendizado e descoberta, e juntos, construir um futuro mais saudável e resiliente para todos.

Com nove meses de duração, a jornada aborda competências relacionadas a vigilância em saúde, investigação de campo, métodos epidemiológicos, comunicação em saúde, além de preparação, vigilância e resposta para emergências em saúde pública. O curso é composto por atividades presenciais, a distância e em campo. Os alunos também devem desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso.

Tipo de Curso: Especialização

Perfil do Aluno: Trabalhadores do SUS em Geral

Modalidade de Ensino: Presencial

Número de vagas 35

Estrutura do Curso

• MÓDULO 1: Vigilância em Saúde: fundamentos e avaliação de sistemas.
  • MÓDULO 2: Introdução de Investigação de Campo e Avaliação de Sistema de Vigilância
  • MÓDULO 3: Estudos Epidemiológicos e Comunicação em Saúde
  • MÓDULO 4: Trabalho de Campo Coletivo: Inquérito de Saúde
  • MÓDULO 5: Defesa Pública do Trabalho de Conclusão de Curso