O PROJETO QUALIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA, iniciativa que integra o processo de Educação Permanente em Vigilância da Saúde fomentado pelo poder público estadual, trata-se de um programa de qualificação profissional específico para este campo de ação da Saúde Pública e tem como pressuposto o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos teóricos e metodológicos, habilidades e atitudes capazes de sustentar as diferentes dimensões das práticas em Vigilância Sanitária.

O curso de Atualização em VISA surgiu com o intuito de capacitar os profissionais da VISA, em virtude da priorização das atividades educacionais “in loco” do ambiente de trabalho. Muitos são os avanços alcançados no campo da saúde pública ao longo dos tempos, e a Vigilância Sanitária reconhecidamente tem se constituído como um campo interdisciplinar de saberes e práticas que tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à mesma, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados (ANVISA, 2020).

A necessidade da harmonização das práticas e atividades das ações de Visa foi reconhecida como fundamental ao fortalecimento do Sistema, na medida em que promove o alinhamento das ações entre as Visa, a convergência regulatória e previsibilidade das ações, atuar de forma harmônica e previsível, diante de situações que requerem comportamentos que não sejam questionáveis ou que remetam a subjetividade (ALENCAR et al, 2019).

O curso é voltado para Profissionais das VISAS Estadual e Municipais, Superintendências Regionais de Saúde.

Para mais informações bruna.fontineles@esp.ce.gov.br / 34101400 (GEDUC)