Introdução

Este curso é básico e abordará de modo introdutório, como reconhecer, avaliar e intervir correta e precocemente uma pessoa em situação de parada cardiorrespiratória.

A proposta vai te ensinar o passo a passo desde a identificação da parada cardiorrespiratória (PCR) até as ações básicas como ciclos de compressão e ventilação até a chegada do serviço de emergência assumir o caso (SAMU).

É direcionado para qualquer pessoa que tome a iniciativa com objetivo eficaz para salvar vidas. A Escola de Saúde Pública do Ceará Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), oportuniza você a se capacitar e ficar mais seguro após finalizar este curso.

Matriz e competências

Unidade 1 – Noções ao Suporte Básico de Vida

Nesta Unidade 1 serão apresentados, através da plataforma Moodle, de modo assíncrono, textos e vídeos que vão ajuda-lo a reconhecer, a avaliar e a intervir para realizar o manejo de parada cardiopulmonar e manobras de ressuscitação com sucesso.

Objetivos cognitivos de aprendizagem (OEC):

OEC1. Identificar as medidas de prevenção da parada cardiorrespiratória (PCR);

OEC2. Compreender as ações para manejo de suporte básico desde a identificação da PCR;

OEC3. Compreender a avaliação primária identificando prioridades no atendimento, abordagem sistemática e elementos essenciais no manejo da PCR;

Unidade 2 – Simulação em Saúde no ensino da PCR

Nesta Unidade 2 você irá vivenciar de modo prático e presencial como agir diante de uma parada cardiopulmonar, manobras de ressuscitação e uso do DEA.

Objetivos de aprendizagem de habilidades (OEH):

OEH1. Utilizar técnicas para a avaliação e execução de medidas na parada cardiorrespiratória (PCR);

OEH2. Aplicar o manejo de suporte básico no tratamento respiratório e circulatório na PCR;

OEH3. Executar as habilidades diante do manejo da PCR e do OVACE;

OEH4. Aplicar recursos e as ações prioritárias no atendimento usando elementos essenciais durante a reanimação com dispositivo externo automático (DEA) e o dispositivo de ventilação bolsa válvula-máscara (AMBU).

Objetivos de aprendizagem atitudinais (OEA):

OEA1. Valorizar a comunicação na atuação das estratégias para o suporte básico de vida;

OEA2. Reconhecer a importância da avaliação e da intervenção no suporte básico de vida;