Introdução

O curso é voltado para profissionais de saúde e outros interessados que visam aprender e utilizar técnicas de assistência à crises relacionadas à saúde mental.

Objetivos de aprendizagem:

Unidade 1 – Fundamentos da atenção à crise e urgências em saúde mental

  • Compreender o contexto histórico, epistemológico, cultural e sócio político da atenção à crise em saúde mental;
  • Avaliar adequadamente as principais condições de urgência e emergência em saúde mental;
  • Estimar as vulnerabilidades e potencialidades do usuário em crise e tomar as medidas necessárias à sua proteção;
  • Atender os sujeitos em crise de forma humanizada, integral de modo a garantir seus direitos;
  • Construir um projeto de cuidado pactuado com o usuário, a família e a equipe de saúde durante e após a situação de crise;
  • Organizar o processo de trabalho individual e em equipe para atuar nas situações de crise e desenvolver estratégias de enfrentamento diante do medo e insegurança de atender pessoas em crise.

Unidade 2 – A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os pontos estratégicos

  • Conhecer os princípios, diretrizes e dispositivos legais que orientam a Rede de Atenção Psicossocial;
  • Compreender o papel de cada sujeito e as responsabilidades dos dispositivos de saúde na produção do cuidado das situações de crise em saúde mental;
  • Problematizar as condições políticas, econômicas, sociais e culturais que impedem a integração da rede de cuidado;
  • Propor estratégias de articulação e integração entre os pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Urgência e Emergência para garantir a integralidade do cuidado;
  • Identificar os elementos que compõem a RAPS, assumindo a capacidade resolutiva de cada ponto de atenção;
  • Tomar posicionamento assertivo e seguro quanto ao manejo da crise na RAPS com um olhar abrangente e articulado para a história de vida do paciente, seu quadro clínico e contexto social.

Unidade 3 – Cuidado/manejo da pessoa em crise em situações específicas

  • Identificar as características psicopatológicas e a gravidade clínica da situação de crise;
  • Desenvolver habilidades cognitivas para avaliação da crise;
  • Desenvolver habilidade atitudinal no manejo à crise com agitação psicomotora;
  • Assumir posicionamento assertivo e seguro quanto ao manejo da crise, através da identificação das potencialidades e fragilidades presentes na RAPS.