Para capacitar com sucesso a próxima geração de profissionais de saúde, os supervisores de programas de residência devem utilizar estratégias e técnicas de ensino inovadoras em ambientes clínicos e demais espaços de treinamento. O Projeto VELAS é uma proposta de programa de formação para esses supervisores, a partir do desenvolvimento de facilitadores de aprendizagem da ESP/CE, híbrido (com atividades presenciais e on-line). Este programa contemporâneo integra métodos pedagógicos inovadores, treinamento baseado em habilidades, workshops virtuais e presenciais, módulos de aprendizado on-line, projetos individuais e em equipe, bem como um projeto final focado nos programas de residência dos supervisores. VELAS (180h)
Competências
- Incorporação dos pressupostos filosóficos e pedagógicos da ESP/CE na concepção curricular dos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde
- Definição/ revisão de metas educacionais, competências profissionais, (uni- e multi) eixos, objetivos, estratégias e atividades educacionais dos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde
- Acesso, análise e seleção de abordagens e metodologias educacionais
- Análise e incorporação de abordagens avaliativas nos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde
- Análise de necessidades pessoais de desenvolvimento profissional/ educacional e integração com necessidades comuns
- Integração de princípios de aprendizagem contemporâneos às práticas educacionais na supervisão de residentes
- Engajamento em comunidades de prática profissional entre pares para desenvolvimento curricular de Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde
Objetivos de Aprendizagem
Após a conclusão do programa, os participantes irão:
- Analisar seus próprios pressupostos pedagógicos fundamentado nos pressupostos pedagógicos da ESP/CE.
- Elaborar/ desenhar/ redigir/ os pressupostos do PPC/Res considerando os da ESP/CE.
- Incorporar (por em prática, ação-reflexão-ação) os pressupostos no PPC/Res;
- Engajar-se na construção do seu próprio projeto curricular de residência
- Analisar literaturas didáticas e metodológicas de construção de projetos pedagógicos.
- Adaptar conhecimentos adquiridos sobre aspectos didáticos e metodológicos ao seu projeto pedagógico do curso.
- Organizar seu projeto pedagógico do curso baseado em diferentes perspectivas e posições pedagógicas.
- Avaliar as distintas abordagens metodológicas educacionais relativas às atividades a serem desenvolvidas nas situações de ensino e aprendizagem em Programas de Residência.
- Adaptar as distintas abordagens metodológicas educacionais às situações de ensino e aprendizagem.
- Ter abertura (abrir-se) para aprender/conhecer abordagens e metodologias participativas e ativas de ensino.
- Implicar-se na execução nas distintas abordagens e metodologias nos diferentes contextos
- Reconhecer as distintas abordagens avaliativas do processo de ensino e de aprendizagem.
- Elaborar propostas avaliativas do processo de ensino e de aprendizagem baseadas nas competências e objetivos de aprendizagem de cada situação pedagógica vivenciada.
- Reconhecer os distintos níveis de aprendizagens do sujeito aprendente
- Compreender as principais características pessoais e profissionais; reconhecer a necessidade de buscar novas estratégias educacionais.
- Aplicar novas estratégias educacionais a partir das minhas necessidades pessoais e profissionais.
- Valorar as mudanças a partir das minhas necessidades pessoais e profissionais.
- Aplicar o conhecimento a partir do desenvolvimento inato de cada indivíduo
- Agir de forma dinâmica e integrativa com outras ações que possibilitem a acumulação de conhecimento.
- Reconhecer e Valorizar o processo acumulativo de conhecimento do indivíduo, na intenção de perceber as diferenças de perspectivas.
- Compreender o modelo de constituição de comunidades de prática como estratégia de desenvolvimento profissional permanente
- Propor um processo, em seu contexto de atuação (Prog. Resid.) da formação de uma comunidade de prática, e definir sua estrutura
- Reconhecer o valor de práticas colaborativas como processo de desenvolvimento de equipes
- Aplicar o conhecimento a partir do desenvolvimento inato de cada indivíduo.
- Agir de forma dinâmica e integrativa com outras ações que possibilitem a acumulação de conhecimento.
- Reconhecer e Valorizar o processo acumulativo de conhecimento do indivíduo, na intenção de perceber as diferenças de perspectivas.
- Compreender quais são as principais habilidades sócio emocionais necessárias para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
- Identificar as principais habilidades sócio emocionais para o desenvolvimento curricular.
- Valorizar as habilidades sócio emocionais no desenvolvimento do currículo.
- Analisar as necessidades específicas dos cenários de lotação
- Parametrizar as necessidades educacionais dos distintos ambientes de prática para a definição das estratégias educacionais (incluindo rodízios,
escalonamento, etc) - Adaptar as necessidades dos serviços às necessidades curriculares
- Valorizar a capacidade, complexidade, diversidade e riqueza da rede SUS
- Posicionar-se proativamente em direção às necessidades dos serviços
- Reconhecer as metas e indicadores do planejamento estratégico para o desenvolvimento do SUS/CE e dos serviços próprios onde estão inseridos o programa de residência
- Alinhar os indicadores educacionais e assistenciais do Programa de Residência com os dos serviços de saúde relacionados ao Programa
- Priorizar as ações educacionais mais relevantes na busca de resultados estratégicos para os serviços de saúde
- Conciliar, junto aos residentes e demais preceptores, objetivos individuais e coletivos
- Contextualizar o processo saúde-doença-cuidado da população adscrita do cenário de prática;
- Aplicar no cenário de prática o pressuposto filosófico de educação em um contexto para transformação social.
- Organizar o processo saúde-doença-cuidado a partir da integração das dimensões técnica/assistencial, humanística/social e coletiva/política.
- Envolver-se na organização do cenário de prática educando para transformação social.
Estrutura do curso
Módulo 1: Os currículos das residências em saúde e seu contexto
- Unidade 1: O contexto e as necessidades de aprendizagem no, desenvolvimento curricular para residências em saúde
- Unidade 2: Metas educacionais e competências do Currículo de Residências em Saúde
- Unidade 3: Desenvolvendo competências profissionais para meu programa de residência
Módulo 2: Abordagens educacionais contemporâneas para formação de residentes
- Unidade 4: Metodologias de desenvolvimento profissional para residências em saúde – Parte I
- Unidade 5: Metodologias de desenvolvimento profissional para residências em saúde – Parte II
- Unidade 6: Abordagens e metodologias do meu programa de residência
Módulo 3: Avaliação de aprendizagens [desempenho] e programas [formação]
- Unidade 7: Avaliação de residentes e programas de residência
- Unidade 8: Estratégias para o fortalecimento do desenvolvimento curricular: formação de preceptores e gestão da mudança nos serviços
- Unidade 9: Desenvolvendo os próximos passos: Construção do Currículo da Minha Residência em Saúde
Coordenador do curso:
- ALCILEA LEITE DE CARVALHO
Informações:
- Email: gepos@esp.ce.gov.br
- Telefone: 3101-1424