Para capacitar com sucesso a próxima geração de profissionais de saúde, os supervisores de programas de residência devem utilizar estratégias e técnicas de ensino inovadoras em ambientes clínicos e demais espaços de treinamento. O Projeto VELAS é uma proposta de programa de formação para esses supervisores, a partir do desenvolvimento de facilitadores de aprendizagem da ESP/CE, híbrido (com atividades presenciais e on-line). Este programa contemporâneo integra métodos pedagógicos inovadores, treinamento baseado em habilidades, workshops virtuais e presenciais, módulos de aprendizado on-line, projetos individuais e em equipe, bem como um projeto final focado nos programas de residência dos supervisores. VELAS (180h)

Competências

  • Incorporação dos pressupostos filosóficos e pedagógicos da ESP/CE na concepção curricular dos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde
  • Definição/ revisão de metas educacionais, competências profissionais, (uni- e multi) eixos, objetivos, estratégias e atividades educacionais dos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde
  • Acesso, análise e seleção de abordagens e metodologias educacionais
  • Análise e incorporação de abordagens avaliativas nos Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde
  • Análise de necessidades pessoais de desenvolvimento profissional/ educacional e integração com necessidades comuns
  • Integração de princípios de aprendizagem contemporâneos às práticas educacionais na supervisão de residentes
  • Engajamento em comunidades de prática profissional entre pares para desenvolvimento curricular de Projetos Pedagógicos das Residências em Saúde

Objetivos de Aprendizagem

Após a conclusão do programa, os participantes irão:

  • Analisar seus próprios pressupostos pedagógicos fundamentado nos pressupostos pedagógicos da ESP/CE.
  • Elaborar/ desenhar/ redigir/ os pressupostos do PPC/Res considerando os da ESP/CE.
  • Incorporar (por em prática, ação-reflexão-ação) os pressupostos no PPC/Res;
  • Engajar-se na construção do seu próprio projeto curricular de residência
  • Analisar literaturas didáticas e metodológicas de construção de projetos pedagógicos.
  • Adaptar conhecimentos adquiridos sobre aspectos didáticos e metodológicos ao seu projeto pedagógico do curso.
  • Organizar seu projeto pedagógico do curso baseado em diferentes perspectivas e posições pedagógicas.
  • Avaliar as distintas abordagens metodológicas educacionais relativas às atividades a serem desenvolvidas nas situações de ensino e aprendizagem em Programas de Residência.
  • Adaptar as distintas abordagens metodológicas educacionais às situações de ensino e aprendizagem.
  • Ter abertura (abrir-se) para aprender/conhecer abordagens e metodologias participativas e ativas de ensino.
  • Implicar-se na execução nas distintas abordagens e metodologias nos diferentes contextos
  • Reconhecer as distintas abordagens avaliativas do processo de ensino e de aprendizagem.
  • Elaborar propostas avaliativas do processo de ensino e de aprendizagem baseadas nas competências e objetivos de aprendizagem de cada situação pedagógica vivenciada.
  • Reconhecer os distintos níveis de aprendizagens do sujeito aprendente
  • Compreender as principais características pessoais e profissionais; reconhecer a necessidade de buscar novas estratégias educacionais.
  • Aplicar novas estratégias educacionais a partir das minhas necessidades pessoais e profissionais.
  • Valorar as mudanças a partir das minhas necessidades pessoais e profissionais.
  • Aplicar o conhecimento a partir do desenvolvimento inato de cada indivíduo
  • Agir de forma dinâmica e integrativa com outras ações que possibilitem a acumulação de conhecimento.
  • Reconhecer e Valorizar o processo acumulativo de conhecimento do indivíduo, na intenção de perceber as diferenças de perspectivas.
  • Compreender o modelo de constituição de comunidades de prática como estratégia de desenvolvimento profissional permanente
  • Propor um processo, em seu contexto de atuação (Prog. Resid.) da formação de uma comunidade de prática, e definir sua estrutura
  • Reconhecer o valor de práticas colaborativas como processo de desenvolvimento de equipes
  • Aplicar o conhecimento a partir do desenvolvimento inato de cada indivíduo.
  • Agir de forma dinâmica e integrativa com outras ações que possibilitem a acumulação de conhecimento.
  • Reconhecer e Valorizar o processo acumulativo de conhecimento do indivíduo, na intenção de perceber as diferenças de perspectivas.
  • Compreender quais são as principais habilidades sócio emocionais necessárias para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
  • Identificar as principais habilidades sócio emocionais para o desenvolvimento curricular.
  • Valorizar as habilidades sócio emocionais no desenvolvimento do currículo.
  • Analisar as necessidades específicas dos cenários de lotação
  • Parametrizar as necessidades educacionais dos distintos ambientes de prática para a definição das estratégias educacionais (incluindo rodízios,
    escalonamento, etc)
  • Adaptar as necessidades dos serviços às necessidades curriculares
  • Valorizar a capacidade, complexidade, diversidade e riqueza da rede SUS
  • Posicionar-se proativamente em direção às necessidades dos serviços
  • Reconhecer as metas e indicadores do planejamento estratégico para o desenvolvimento do SUS/CE e dos serviços próprios onde estão inseridos o programa de residência
  • Alinhar os indicadores educacionais e assistenciais do Programa de Residência com os dos serviços de saúde relacionados ao Programa
  • Priorizar as ações educacionais mais relevantes na busca de resultados estratégicos para os serviços de saúde
  • Conciliar, junto aos residentes e demais preceptores, objetivos individuais e coletivos
  • Contextualizar o processo saúde-doença-cuidado da população adscrita do cenário de prática;
  • Aplicar no cenário de prática o pressuposto filosófico de educação em um contexto para transformação social.
  • Organizar o processo saúde-doença-cuidado a partir da integração das dimensões técnica/assistencial, humanística/social e coletiva/política.
  • Envolver-se na organização do cenário de prática educando para transformação social.

Estrutura do curso

Módulo 1: Os currículos das residências em saúde e seu contexto

  • Unidade 1: O contexto e as necessidades de aprendizagem no, desenvolvimento curricular para residências em saúde
  • Unidade 2: Metas educacionais e competências do Currículo de Residências em Saúde
  • Unidade 3: Desenvolvendo competências profissionais para meu programa de residência

Módulo 2: Abordagens educacionais contemporâneas para formação de residentes

  • Unidade 4: Metodologias de desenvolvimento profissional para residências em saúde – Parte I
  • Unidade 5: Metodologias de desenvolvimento profissional para residências em saúde – Parte II
  • Unidade 6: Abordagens e metodologias do meu programa de residência

Módulo 3: Avaliação de aprendizagens [desempenho] e programas [formação]

  • Unidade 7: Avaliação de residentes e programas de residência
  • Unidade 8: Estratégias para o fortalecimento do desenvolvimento curricular: formação de preceptores e gestão da mudança nos serviços
  • Unidade 9: Desenvolvendo os próximos passos: Construção do Currículo da Minha Residência em Saúde

Coordenador do curso:

  • ALCILEA LEITE DE CARVALHO

Informações:

  • Email: gepos@esp.ce.gov.br
  • Telefone: 3101-1424