Sobre
A Gestão Pública para Resultados, implantada pelo governo do estado do Ceará, tem como objetivo desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) científicas, técnicas, gerenciais, organizacionais, sociais e políticas para a implementação do Ciclo de Gestão Estratégica do Governo do Estado.

A formação de especialistas em Gestão Pública para Resultados contribuirá para o fortalecimento qualitativo da Rede Estadual de Planejamento, bem como para o fortalecimento da Gestão Pública para Resultados.

Competências
1. Elaboração do Planejamento Setorial de longo, médio e curto prazos, co visão integrada aos desafios do Estado e do Governo para o fortalecimento da Gestão Pública para Resultados.
2. Elaboração de Projetos com definição clara de indicadores e metas, associados às estratégias do governo para o alcance dos resultados.
3. Elaboração da Programação Orçamentária Anual e da Programação Operativa Anual Setorial, integradas ao planejamento para a execução das estratégias definidas.
4. Desenvolvimento de equipes com alinhamento de valores e mobilização de competências para a disseminação da cultura de gestão para resultados.
5. Aplicação de Modelagem de processos, alinhados à gestão por resultados.
6. Realização da Gestão Financeira de Convênio, Contratos e Congêneres para o alcance dos resultados.
7. Implementação de estratégias de gestão da informação e comunicação para a mobilização dos atores públicos e a população beneficiada, visando à sustentabilidade do modelo de Gestão para Resultados.
8. Aplicação de metodologias de monitoramento e avaliação de programas e projetos, orientada para resultado.
9. Elaboração de Plano de Intervenção Setorial a partir de problemas, considerando as diretrizes e estratégias governamentais.

Objetivos de Aprendizagem
1. Identificar o aparato legal que norteia o planejamento público.
2. Compreender o modelo de Gestão Pública para Resultados (princípios e dimensões), no contexto do planejamento setorial.
3. Compreender o Planejamento Estratégico Governamental de curto, médio e longo prazos.
4. Compreender os conceitos básicos relacionados ao Planejamento Regional e Territorial.
5. Compreender as principais Políticas Públicas Governamentais.
6. Compreender as Diretrizes e Estratégias governamentais para o planejamento de políticas, programas e projetos.
7. Compreender princípios e diretrizes das políticas setoriais.
8. Compreender as principais metodologias de diagnóstico setorial.
9. Compreender os conceitos e a metodologia para elaboração de programas governamentais.
10. Compreender a metodologia de elaboração do Plano Plurianual Estadual.
11. Compreender a metodologia de elaboração do Plano Plurianual Estadual.
12. Aplicar metodologia de elaboração do PPA.
13. Aplicar metodologia de diagnóstico setorial definida pelo governo.
14. Utilizar técnicas e procedimentos para elaboração de indicadores e metas associados aos objetivos da Setorial e aos resultados estratégicos do governo.
15. Reconhecer a importância do alinhamento do Planejamento Estratégico Setorial com as estratégias de desenvolvimento de longo prazo do Governo do Estado.
16. Utilizar técnicas de comunicação, participação e mobilização social no processo do planejamento.
17. Utilizar banco de dados para coleta de informações que subsidiarão o diagnóstico.
18. Reconhecer a importância da definição de estratégias de longo prazo para a implementação de planejamento para resultados.
19. Reconhecer a importância da construção do PPA de forma participativa.
20. Reconhecer a importância da definição de metas e indicadores de resultados para a implementação de programas governamentais.
21. Reconhecer a importância do trabalho em equipe na construção do PPA
22. Valorizar a realização de trabalho metodológico científico.
23. Identificar as metodologias para elaboração de projetos governamentais alinhado ao Planejamento Estratégico Governamental.
24. Compreender os conceitos e tipologias dos projetos governamentais.
25. Compreender a Política de Investimento Público do governo do Estado.
26. Identificar as metodologias de monitoramento e avaliação dos projetos.
27. Aplicar a metodologia de Elaboração de Projetos Governamentais.
28. Reconhecer a importância de projetos alinhados as estratégias governamentais e ao contexto regional e territorial.
29. Compreender o Sistema de Orçamento Estadual.
30. Compreender o Plano Plurianual Estadual.
31. Compreender o Sistema de Controle Interno Estadual.
32. Compreender a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
33. Identificar as orientações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) relacionadas a elaboração orçamento público.
34. Compreender os processos de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
35. Compreender a metodologia de elaboração da Programação Operativa Anual (POA).
36. Identificar os sistemas informatizados de orçamento e de projetos governamentais.
37. Aplicar a metodologia de elaboração da Programação Orçamentária Anual Setorial.
38. Aplicar a metodologia de elaboração da Programação Operativa Anual Setorial.
39. Reconhecer a importância do alinhamento da programação orçamentária com o planejamento.
40. Reconhecer a importância da aplicação da responsabilidade fiscal e financeira no planejamento público orçamentário.
41. Compreender a cultura no contexto das organizações públicas.
42. Compreender os processos de formação e transformação de equipes no contexto da Gestão para Resultados.
43. Compreender o papel da liderança no modelo de Gestão para Resultados.
44. Identificar estratégias de comunicação institucional.
45. Compreender a Gestão do Conhecimento no Serviço Público.
46. Aplicar a metodologia de elaboração do Plano de Gestão do Conhecimento.
47. Utilizar as Ferramentas para a Gestão do Conhecimento.
48. Aplicar a metodologia de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Equipes com foco na implantação da Gestão para Resultados.
49. Utilizar Ferramentas Ágeis de Gerenciamento para o trabalho em equipes.
50. Aplicar a metodologia de elaboração do Plano de Comunicação com foco na implantação e disseminação da cultura de Gestão para Resultados.
51. Reconhecer a importância do desenvolvimento de equipes e da gestão do conhecimento para a implementação da modelo gestão para resultados.
52. Compreender a Gestão de Processo.
53. Identificar os conceitos relacionados à gestão de processos.
54. Alinhar os processos às estratégias da gestão.
55. Aplicar técnicas de mapeamento e simplificação de processos críticos.
56. Utilizar técnicas de elaboração de indicadores para monitoramento de processos.
57. Reconhecer a importância da gestão de processos para a implementação do modelo de gestão para resultados.
58. Compreender o aparato legal que norteia a execução financeira dos projetos.
59. Utilizar os sistemas corporativos informatizados de acompanhamento de convênios e contratos.
60. Aplicar a metodologia da execução financeira conforme as estratégias governamentais previamente definidas.
61. Aplicar metodologia de monitoramento da execução financeira de projetos.
62. Reconhecer a importância de aplicar os requisitos legais na execução da despesa.
63. Reconhecer a importância do alinhamento da execução financeira com a previsão orçamentária.
64. Identificar os elementos e características da Cultura Organizacional.
65. Identificar as influências do modelo de gestão sobre a cultura da organização.
66. Identificar os limites e as possibilidades para a mudança cultural.
67. Discutir sobre os processos de comunicação interna e externa da organização.
68. Identificar os fluxos, as redes e os canais de comunicação da organização.
69. Identificar metodologias de Participação Cidadã.
70. Elaborar o Plano de Comunicação Interna.
71. Elaborar um Plano de Comunicação para as partes interessadas.
72. Reconhecer a importância da comunicação para a disseminação do modelo de gestão para resultados.
73. Compreender as metodologias de monitoramento e avaliação de programas e projetos no âmbito da gestão pública.
74. Identificar os Tipos e Níveis de Monitoramento.
75. Definir os critérios para a Avaliação de programas e projetos.
76. Identificar os Tipos de Avaliação de programas e projetos.
77. Compreender os sistemas corporativos informatizados de monitoramento e avaliação.
78. Desenhar o Plano de Monitoramento e Avaliação de programas e projetos.
79. Aplicar a Matriz de Marco Lógico.
80. Construir indicadores que traduzam resultados.
81. Elaborar Metas para resultados.
82. Utilizar os sistemas informatizados
83. Reconhecer a importância do monitoramento e da avaliação para a tomada de decisão e redesenho das políticas públicas.
84. Compreender o conceito de Estado e as questões postas na atualidade.
85. Compreender o conceito de Políticas Públicas.
86. Identificar princípios e diretrizes das principais políticas públicas.
87. Identificar as fases de implementação das principais Políticas Públicas.
88. Identificar os modelos de gestão aplicados ao setor público.
89. Compreender os princípios e as dimensões do Modelo de Gestão para Resultados como uma Política Pública de Estado.
90. Compreender o desenho do modelo de Gestão para Resultados do Estado.
91. Identificar as etapas do ciclo de gestão estratégica.
92. Utilizar as etapas do ciclo de gestão estratégica na execução das políticas públicas.
93. Avaliar o quão importante é a utilização dos princípios e diretrizes das políticas públicas no ciclo de gestão.
94. Compreender a metodologia de elaboração de trabalho científico.
95. Compreender as etapas de elaboração de planos de intervenção.
96. Aplicar a Metodologia de Elaboração do Plano de Intervenção.
97. Reconhecer a importância da aplicação dos princípios éticos nos planos de intervenções.

Estrutura do Curso
MÓDULO I – Modelo de Gestão para Resultados e Planejamento Público
MÓDULO II – Orçamento Público
MÓDULO III – Comunicação e Cultura Organizacional
MÓDULO IV – Gestão de Processos
MÓDULO V – Gestão Financeira
MÓDULO VI – Monitoramento e Avaliação
MÓDULO VII – Metodologia do Trabalho Científico

Construção do Projeto de Intervenção 100 h
CARGA HORÁRIA DOS MÓDULOS – 360 h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – 460 h