A Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da Escola de Saúde Pública do Ceará-ESP/CE, por meio da Gerência de Pós-Graduação em Saúde em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (a) e Saúde Ambiental – CERESTA Zé Maria do Tomé (Litoral Leste / Jaguaribe) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Estadual realiza a Especialização em Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com o objetivo de qualificar os profissionais do Sistema Único de Saúde-SUS para incorporar as inter-relações Produção, Ambiente e Saúde nas práticas de atenção à saúde, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença.

Objetivo

Qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS para incorporar as inter relações Produção, Ambiente e Saúde nas práticas de atenção à saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença.

Competências do Curso

O Curso de Especialização objetiva desenvolver nos participantes os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o exercício da saúde do trabalhador e trabalhadora. Ao final do Curso, espera-se que os alunos adquiram capacidade para:

.

• Capacidade de compreender o contexto sócio-histórico do campo de saúde do trabalhador a partir da análise das inter relações produção, ambiente e saúde, identificando e intervindo nos problemas, utilizando-se das competências técnicas específicas e da mobilização e diálogo entre os atores sociais envolvidos.
  • Capacidade de analisar as inter-relações saúde, trabalho e ambiente no território.
  • Capacidade de compreender e aplicar a política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
  • Capacidade de analisar as ações que contribuam para a estruturação da vigilância à Saúde do Trabalhador no seu âmbito de atuação, destacando estratégias intersetoriais na promoção da vigilância em saúde do trabalhador e trabalhadora.
  • Capacidade de analisar os ambientes e processos de trabalho para a saúde do trabalhador e trabalhadora.
  • Capacidade para contribuir com a estruturação da Vigilância em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no seu âmbito de atuação.
  • Capacidade de utilizar estratégias, métodos e instrumentos para realização das ações de atenção integral em Saúde do Trabalhador.
  • Capacidade de aplicar os modelos de gestão em saúde, métodos de planejamento e o controle social em saúde do Trabalhador.
  • Capacidade de produzir conhecimento científico sobre Saúde do Trabalhador.

Mais informações: especializacao@esp.ce.gov.br