O Curso de Manejo da Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio, faz parte do Projeto Percursos Formativos no Campo da Saúde Mental (PERFORSM), uma parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE) com a Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (SEAPS) e com a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – COPOM da Secretaria de Saúde (SESA), que objetiva contribuir no fortalecimento da capacidade de condução e de gestão da força de trabalho do SUS, em especial nas Redes de Atenção Psicossocial do estado do Ceará, visando assegurar a disponibilidade, acessibilidade e qualidade dos seus recursos humanos, promovendo sinergias intra e intersetoriais, qualificando a gestão do trabalho e da educação em saúde e desenvolvendo ações integradas de suporte técnico-científico que subsidiem o trabalho de gestores e profissionais de saúde da RAPS.
As competências, a serem desenvolvidas, os objetivos de aprendizagem e os conteúdos envolvem o esforço coletivo de um Grupo de Trabalho, criado, exclusivamente, por professores(as) e técnicos especialistas na área. Desta maneira, reafirmamos a implicação dos órgãos públicos, aqui, envolvidos com o aperfeiçoamento de trabalhadoras e trabalhadores da saúde, que operacionalizam manejos e rotinas desafiadoras e complexos diante do tema suicídio, oferecendo o que há de mais consistente, crítico e propício, para favorecer uma transformação real dos índices numéricos de suicídio que vem desafiando, significativamente, o Ceará.
Para tanto, disponibilizamos com muita alegria, este material que compõe a etapa de um convite para sua participação efetiva no curso, favorecendo a construir o processo necessário e efetivo para a oportuna consolidação das redes de cuidados, que promovam as inclusões e cuidados à vida, em sua integralidade e garantia de direitos.
Seja Bem-vindo(a)!
A coordenação
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COMPETÊNCIA
Neste Curso, pretende-se que os participantes iniciem o desenvolvimento da seguinte competência: Promoção de ações voltadas ao manejo da autolesão, prevenção e posvenção ao suicídio, junto à Rede de Atenção à Saúde.
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Para isso, os seguintes objetivos de aprendizagem devem ser alcançados:
- Compreender o contexto histórico, epidemiológico e os conceitos relativos aos comportamentos autolesivos e suicidas.
- Explicar a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e as Diretrizes do Plano de Prevenção da Autolesão e do Suicídio do Estado do Ceará.
- Mapear e compreender a organização da Rede local de assistência aos casos de sofrimento mental ligados aos comportamentos de autolesão e suicídio.
- Compreender e manusear o Sistema de Acompanhamento de Internações Psiquiátricas (Sisacip).
- Aprimorar a capacidade técnica de escutar as queixas dos usuários, individual ou coletivamente, em locais apropriados, garantindo o sigilo e a manutenção da ética, especialmente nos cenários que envolvam comportamentos autolesivos e suicidas.
- Desenvolver posturas e atitudes assertivas e empáticas às pessoas em situação de ideação e tentativa suicida, bem como os sobreviventes enlutados.
- Identificar as vulnerabilidades e particularidades relativas aos ciclos de vida e populações mais vulneráveis aos comportamentos de autolesão e suicídio, relacionando o impacto destas variáveis nas práticas com a adoção de medidas preventivas e de posvenção.
- Identificar fatores de risco e proteção para comportamentos autolesivos e suicidas.
- Identificar representações sociais e fatos (Mitos e Verdades) acerca das práticas de autolesão e suicídio na contemporaneidade.
- Reconhecer a influência de mídias e jogos eletrônicos, redes sociais e uso da internet, como fatores de risco e proteção, relacionados à autolesão e suicídio.
- Identificar riscos e planejar ações que protejam os usuários vulneráveis a comportamentos autolesivos e suicidas.
- Refletir sobre o uso de medicamentos e intervenções médicas em eventos cotidianos da vida humana.
- Assimilar o papel da APS na prevenção, avaliação e abordagem do risco de autolesão e suicídio.
- Identificar e diferenciar as principais abordagens terapêuticas usadas para os diferentes contextos e níveis de ação à saúde do SUS.
- Identificar diferentes técnicas de manejo usadas na prevenção da autolesão e suicídio e na posvenção, bem como canais e redes de apoio existentes.
- Compreender a atuação da Rede intra e intersetorial de Cuidado e Atenção Integral, nos cenários dos comportamentos autolesivos e suicidas.
- Identificar os protocolos do processo de luto por suicídio.
- Desenvolver intervenções e ações para a atuação da Rede intra e intersetorial de Cuidado e Atenção Integral, nos cenários dos comportamentos autolesivos e suicidas.
- Realizar ações de cuidado com os sobreviventes enlutados.
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ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS
Este Curso tem formato híbrido, com parte das atividades presencial e parte a distância. Utilizará uma série de estratégias educacionais, que deverão estimular a participação ativa de todos no processo de ensino-aprendizagem, a construção coletiva do conhecimento e a reflexão sobre a prática. Serão utilizados exercícios, reflexões sobre a prática, discussões em pequenos grupos e em debates presenciais, atividades de dispersão, seguidos de compartilhamento com os participantes e miniexposições para sistematização das informações trabalhadas.
O material bibliográfico básico será disponibilizado e sua leitura será estimulada para complementação dos objetivos propostos para o Curso.
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ESTRUTURA DO CURSO E CARGA HORÁRIA
O Curso de manejo da autolesão, prevenção e posvenção do suicídio tem carga horária total de 60h, sendo 24h presenciais e 36h no Ambiente Virtual de Aprendizadgem (AVA). Está estruturado, didaticamente, em três Unidades:
- UNIDADE 1: Contextualização sobre a autolesão e o suicídio (20h)
- UNIDADE 2: Ciclo de vida, fatores de risco e de proteção, populações específicas, mitos e verdades, medicalização da vida e outras substâncias psicoativas; mídias eletrônicas e internet (20h)
- UNIDADE 3: Manejo da autolesão, prevenção e posvenção do suicídio: traçando cuidados (20h)
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AVALIAÇÃO
Avaliação do Curso: Responder o questionário na plataforma.
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CERTIFICAÇÃO
De acordo com o Regimento Escolar, da ESP/CE, serão expedidos certificados aos estudantes que obtiverem frequência mínima obrigatória de 85% (oitenta e cinco por cento) nos momentos presenciais.