A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA/CE), promovem o “Curso Basico de Prevenção de Incapacidades, Reabilitação e Autocuidado em Hanseníase”.

O curso surge a partir da necessidade de ampliar, aos profissionais de saúde da Atenção Primária, conhecimentos, habilidades e atitudes nas ações de Hanseníase, proporcionando as pessoas vítimas deste agravo melhores condições de tratamento e prevenção de incapacidades, desenvolvendo práticas de saúde transformadora, reflexiva, propositiva e articulada com a sociedade, para enfrentamento do cenário da Hanseníase no Estado do Ceará.

Desenvolvimento das ações de prevenção de incapacidades físicas das pessoas acometidas pela hanseníase, visando à melhoria do perfil social, clínico, epidemiológico e a qualidade de vida dessa população.

  • Cognitivo:
    – Compreender as ações de vigilância à saúde e do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, considerando seu modo de vida e a organização da rede de atenção à saúde;
  • Habilidade:
    – Realizar acolhimento, diagnóstico e tratamento das pessoas acometidas pela hanseníase com vista à prevenção de incapacidades e deformidades;
    – Realizar atividades de prevenção de incapacidades nas Unidades Básicas de Saúde;
  • Atitude:
    – Estimular o fortalecimento das ações de vigilância e prevenção de incapacidades das pessoas acometidas pela hanseníase, visando à estruturação e organização da rede de atenção à saúde no Estado do Ceará.

O curso está estruturado com carga horária total de 40 horas, com um forte componente cognitivo. Serão 20 horas realizadas de forma presencial, por meio de aulas virtuais. No segundo momento, o componente de habilidades e atitudes será trabalhado por meio de um treinamento de habilidades, com carga horária de 20 horas, compreendendo um treinamento de habilidades em grupos (8 horas) e a execução de uma atividade a partir dessa vivência (12 horas). Essas atividades têm o intuito de atender a necessidade de formação de multiplicadores para prevenção de incapacidades, reabilitação e autocuidado em hanseníase.

Para tanto, o curso estrutura-se da seguinte forma:

Unidade 1: HANSENÍASE: HISTÓRIA, EPIDEMIOLOGIA E ASPECTOS CLÍNICOS (8 horas)
Unidade 2: MANIFESTAÇÕES NEURAIS E PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES (20 horas)
Unidade 3: ENSINO-APRENDIZAGEM EM AMBIENTE COMUNITÁRIO: AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO (12 horas)