Introdução

Esta Oficina aborda uma sistemática baseada em Dez Passos para o desenho ou revisão de currículos para programas educacionais a serem elaborados em resposta às necessidades identificadas no processo de revisão da prática profissional.

Ao longo da Oficina, os participantes terão a oportunidade de exercitar o desenho de um currículo baseado no desenvolvimento de competências, relacionado à sua própria prática como docente, com o objetivo de estimular a reflexão, bem como a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu contexto de trabalho.

Competência

Capacidade para elaborar currículos baseados em competências no contexto da educação de trabalhadores da saúde.

Objetivos

    • Compreender os princípios, as características e a estrutura de um currículo inovador, baseado em competências.
    • Compreender os fundamentos conceituais e os procedimentos para a elaboração de um currículo baseado em competências.
    • Desenvolver habilidades para a utilização dos dez passos para o desenho de um currículo, com ênfase nos passos 1 a 6, incluindo a justificativa, as competências, os objetivos de aprendizagem, as premissas e diretrizes educacionais, as estratégias educacionais, a Matriz de Competências e estruturação do currículo.
    • Reconhecer a importância de se utilizar uma sistemática de desenho de currículo para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto da educação de trabalhadores da saúde.

Estrutura da Oficina

Unidade 1: Introdução à sistemática para elaboração de currículo baseado em competências

Esta Unidade aborda os conceitos básicos e fundamentos teóricos que dão base ao desenho de currículo baseado em competências e apresenta a sistemática dos Dez Passos, utilizada para a elaboração desse tipo de currículo.

Unidade 2: Aplicando a sistemática para a elaboração do currículo baseado em competências

Esta Unidade detalha a sistemática dos Dez Passos, utilizada para a elaboração do currículo baseado em competências e exercita o processo de elaboração, com ênfase nos passos 1 a 6 da sistemática, incluindo a justificativa, a análise do perfil da clientela, e a elaboração das competências. Aborda, ainda, os procedimentos para elaboração, a partir de cada competência, dos objetivos de aprendizagem cognitivos, de habilidades e atitudes e culmina com a construção da Matriz de Competência, onde se relaciona os objetivos de aprendizagem com as estratégias educacionais estabelecidas e a estruturação do currículo.