Este Curso aborda, de maneira básica, os fundamentos conceituais e os procedimentos para a realização da ventilação mecânica em pacientes com insuficiência respiratória aguda devido à COVID 19. É direcionado, prioritariamente, aos profissionais de saúde (médicos, fisioterapeutas e enfermeiros) que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com suspeita de COVID 19 que necessitem de suporte ventilatório invasivo, de curta duração.

Estratégias Educacionais

Este Curso é realizado totalmente na modalidade em EAD e utiliza uma série de estratégias educacionais que deverá estimular a participação ativa de todos no processo de ensino-aprendizagem, a construção coletiva do conhecimento e a reflexão sobre a prática. Serão utilizados Estudos de Mini-casos clínicos, reflexões sobre a prática, compartilhadas por meio de discussões em fóruns virtuais, mini-exposições em vídeo, vídeos demonstrativos e treinamentos de habilidades cognitivas por meio de simulações baseadas em computador (Xlung trainer), além de Estudos Dirigidos, com leituras complementares de material bibliográfico básico disponibilizado em uma Biblioteca Virtual. Sua leitura será estimulada para complementação dos objetivos propostos para o Curso.

Estrutura do Curso e Carga Horária

O CBVM-COVID-19 é um curso de curta duração, ofertado na modalidade EAD, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE® integrado à plataforma Xlung, desenhado especificamente para o desenvolvimento da competência de realização de Ventilação Mecânica em pacientes com insuficiência respiratória aguda causada pela COVID-19. Tem uma carga horária de 12 horas, todas online, e é ofertado para uma clientela estimada em 1.000 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) que atuam na linha de frente no manejo de pacientes com insuficiência respiratória aguda devido à COVID 19 nas Unidades de Emergência e Hospitais no estado do Ceará. Está estruturado didaticamente em três Unidades: Unidade 1 – Introdução à Ventilação Mecânica no contexto da COVID 19 Unidade 2 – Iniciando e realizando a Ventilação Mecânica Invasiva Unidade 3 – Retirando a Ventilação Mecânica.