A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) tem a missão de promover o desenvolvimento de excelência da força de trabalho em Saúde por meio da Educação Permanente, apoiado pela ciência, inovação e tecnologia, visando o fortalecimento do SUS e a melhoria da qualidade de vida das pessoas A Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese), integrante da estrutura organizacional da ESP/CE, tem como principal atribuição coordenar a execução da qualificação profissional dos docentes, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências educacionais, tanto para colaboradores internos da instituição como de professores visitantes que apoiam os cursos da Gerência de Educação Profissional (Gepro) Com vistas a ampliar a qualificação dos professores-visitantes atuantes nos cursos da Gerência de Educação Profissional (Gepro), alinhada ao Projeto Político Pedagógico da Instituição, propõe-se a realização da Oficina de Capacitação para Docentes.

A implementação de métodos ativos na educação é uma tendência contemporânea que visa a promover uma aprendizagem mais significativa, autônoma e colaborativa. Além de contribuir para que os facilitadores/educadores tenham as ferramentas, os conhecimentos e as habilidades necessárias para transformarem suas práticas educativas, promovendo uma educação de qualidade, inovadora e alinhada às demandas dos profissionais que são alunos dos cursos da ESP/CE.


UNIDADE 1 – Introdução a métodos ativos: exposição dialogada e métricas de apresentação. Estudo de Caso e Estudo Dirigido

  • Competência: Capacidade para aprimorar a estratégia de exposição dialogada de forma centrada no aluno.

Objetivos de aprendizagem:

  • Identificar as estratégias que auxiliam na construção de uma exposição dialogada centrada no estudante
  • Aplicar as estratégias adequadas para uma exposição dialogada centrada no estudante
  • Assentir a necessidade de estratégias específicas e adequadas para elaboração de uma exposição dialogada centrada no estudante

Competência

  • Capacidade para aplicar a abordagem de Estudo de Caso e Estudo Dirigido nos cursos desenvolvidos para educação permanente em saúde

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o conceito da metodologia de estudo de caso e estudo dirigido.
  • Identificar as principais características do estudo de caso e estudo dirigido
  • Aplicar os métodos para a abordagem de estudo de caso e estudo dirigido.

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UNIDADE 2 – Simulação e Treinamento de Habilidades

Competência

  • Capacidade para aplicar os passos para construção de cenários simulados.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a metodologia da simulação em saúde
  • Compreender os passos para construção de um cenário simulado
  • Aplicar os passos para construção de um cenário simulado
  • Reconhecer a importância da simulação como estratégia educacional no processo de ensino-aprendizagem

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UNIDADE 3 – Atividade a distância no AVA
Competência

  • Capacidade para construir atividades práticas para a sua prática docente.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a aplicação dos métodos ativos na prática docente.
  • Construir estudo de caso para os cursos em que atuarem como docentes.
  • Elaborar estudo dirigido para os cursos em que atuarem como docentes.