Considerando que nem todas as graduações da saúde incluem o assunto no currículo e que os profissionais têm dificuldades de comunicação ao transmitir uma más notícias as evidências indicam que indicam que, sem treinamento e sem direcionamento adequado, a habilidade em comunicar más notícias dificilmente melhora com a experiência . Nesse cenário, estudos baseados em evidências sugerem que habilidades de comunicação podem ser ensinadas  e uma melhor relação profissional-paciente permite que as pessoas envolvidas se sintam cuidadas, melhorando sua compreensão acerca da doença e do seu prognóstico, aumentando a adesão ao tratamento. As técnicas de ensino e os métodos de aprendizagem, como a simulação em saúde, garantem o sucesso da comunicação eficaz. Portanto, pretendemos que os participantes deste curso adquiram conhecimento sobre as formas de comunicação em saúde e como acompanhar/lidar com as reações emocionais dos pacientes e suas famílias frente a uma situação de má notícia, as relações paciente-família-profissionais no enfrentamento do processo de adoecimento, morte e luto, e a importância da espiritualidade apoiando esses processos.

 

Objetivos Gerais do Curso

  • Contribuir com o planejamento adequado das intervenções para acolher os indivíduos em seus aspectos biopsicossociais e espirituais garantindo uma forma menos traumática de conduzir o anúncio de uma notícia difícil.
  • Estimular a performance do profissional através da comunicação nos processos de adoecimento, morte e luto envolvendo pacientes, familiares e equipe interprofissional, favorecendo o cuidado mais humanizado.

 

Competência Única:

  • Capacidade de realizar uma comunicação efetiva frente ao contexto de notícias difíceis que envolvam pacientes, familiares e equipe interprofissional.

 

Objetivos Específicos de Aprendizagem

 

Cognitivos

  • OEC1: Relembrar quando e como comunicar uma notícia difícil
  • OEC2: Compreender o conceito básicos de comunicação de notícia difícil
  • OEC3: Conhecer as técnicas de habilidades de comunicação interpessoal, comunicação verbal e não verbal.

 

Habilidades

  • OEH1: Utilizar os critérios conforme protocolos e guidelines para comunicação eficaz diante de um cenário de notícia difícil.
  • OEC2: Aprimorar as habilidades de comunicação interpessoal, comunicação verbal e não verbal.
  • OEC3: Aplicar as boas práticas na comunicação de notícias difíceis.

 

Atitudinais

  • OEA1: Identificar a importância da comunicação de notícias difíceis assertiva e sensível para paciente, familiares e equipe interprofissional.
  • OEA2: Reconhecer as dificuldades mais frequentes para comunicação de uma notícia difícil.
  • OEA3: Desenvolver e aplicar habilidade de comunicação interpessoal, comunicação verbal e não verbal para tornar a comunicação de Notícias Difíceis um processo compreensível e acolhedor.
  • OEA4: Aperfeiçoar a habilidade de comunicação de notícias difíceis para o dia-a-dia profissional, por meio de atitudes proativas da equipe interprofissional.