O curso surge a partir da necessidade de ampliar o cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids e de desenvolver práticas de saúde transformadoras, reflexivas, propositivas e articuladas com a sociedade, para o enfrentamento do cenário da Aids no Estado do Ceará. Visa, portanto, contribuir para o fortalecimento das ações de vigilância e enfrentamento da epidemia de HIV/Aids, por meio da melhoria do atendimento da população lésbica, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) e da sensibilização dos profissionais de saúde para o enfrentamento da epidemia da Aids em mulheres em situações de vulnerabilidade.
Competências
- Capacidade para multiplicar o conhecimento desenvolvido sobre as Estratégias de Enfrentamento da Epidemia de HIV/Aids entre Gays, HSH, Travestis, Bissexuais e Transexuais e as Ações de Enfrentamento da Aids em mulheres no Ceará.
Objetivos de Aprendizagem
- Discutir as Estratégias de Enfrentamento da Epidemia de HIV/AIDS entre Gays, HSH, Travestis, Bissexuais e Transsexuais sobre as Ações de Enfrentamento da Aids em mulheres no Ceará;
- Elaborar estratégias que viabilizem o Enfrentamento da Epidemia de HIV/AIDS entre Gays, HSH e Travestis, Bissexuais e Transexuais no Enfrentamento da Aids em mulheres no Ceará;
- Definir responsabilidades junto aos profissionais de saúde na elaboração e implementação das estratégias;
Estrutura do Curso
Unidade 1. ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DA AIDS (8 horas)
- Aids na linha do tempo (anos 1980, 1990, 2000 e 2018)
- Estratégias de enfrentamento da epidemia da Aids no ceará
- Estratégias de enfrentamento da epidemia da Aids entre gays, HSH, travestis e transexuais
Unidade 2. GÊNERO E SEXUALIDADE (16 horas)
- Trabalhando com mulheres e Aids
- Identidade de gênero
- Relações de gênero com enfoque na homossexualidade
- Violência, homofobia e transfobia
Unidade 3. PREVENÇÃO POSITIVA ÀS ISTS (12 horas)
- Preservativo feminino
- Prevenção e tratamento das ISTs
- Prevenção positiva às ISTs/Aids
- Estratégias de campanhas para públicos específicos
Unidade 4. TRABALHANDO COM POPULAÇÃO LGBT (4 horas)
- Ética e moral
Simulação de intervenção