O curso tem seu escopo desenvolver ações no contexto epistêmico em que residentes e preceptores, médicos, transformem suas práticas profissionais, a partir da formação e/ou do aprimoramento pessoal em Ética Médica e o exercício da profissão. O curso será realizado através da celebração de um Termo de Cooperação técnica entre a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e o  Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), conduzido pelo Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde
(CEATS) em parceira com o Centro de Residência em Saúde (CERES) e Comissão de Residência Médica (COREME) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Capacidade de atuar com conhecimentos, habilidades e atitudes em Ética Médica no seu exercício profissional e na dimensão  humanitária da temática, buscando respostas para os dilemas éticos.

Conhecimento: Aprofundar os conhecimentos, habilidades e valores envolvidos na discussão dos aspectos da ética médica.
Habilidades: Desenvolvimento do exercício da medicina conforme os preceitos da ética médica. Atitude: Reconhecer a importância de discutir as justificativas e argumentos utilizados para verificar a adequação das ações realizadas na área das ciências médicas.

Unidade 1 – Dimensão humanitária da ética (Ch16)
Unidade 2- Dilemas éticos (Ch 20).