Este Curso foi pensado para contribuir com o aprimoramento das competências no campo educacional dos profissionais que atuam na área de saúde que exercem ou exercerão funções docentes.
Tem uma carga horária de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e 20 horas à distância e está estruturado em cinco Unidades: 1 – Introdução às teorias da aprendizagem 2 – Introdução ao desenho de currículo baseado em competências 3 – Introdução às Metodologias Ativas de Aprendizagem 4 – Ensino-aprendizagem em ambiente de trabalho (EAAT) 5 – Introdução à avaliação da aprendizagem por competência.
1. Aplicação das principais teorias da aprendizagem do adulto na sua prática docente.
2. Capacidade para elaboração de currículo baseado em competências, incluindo módulos e unidades de aprendizagem, no contexto da educação dos profissionais de saúde.
3. Utilização de metodologias ativas de aprendizagem para o desenvolvimento de competências, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (Porblem based Learning – PBL) e em métodos de ensino aprendizagem nos ambientes de trabalho.
4. Capacidade para avaliação do processo de ensino aprendizagem por competências.
1. Desenvolver a compreensão básica sobre as principais teorias e os fundamentos do processo de aprendizagem no adulto e sua aplicação na educação dos profissionais de saúde;
2. Utilizar técnicas e procedimentos para o desenho de currículo baseado em competências;
3. Utilizar metodologias ativas de aprendizagem na formação médica, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas;
4. Utilizar métodos e técnicas para o ensino aprendizagem em ambiente de trabalho;
5. Utilizar métodos e instrumentos de avaliação da aprendizagem em programas educacionais baseados em competências.
MÓDULO 1
UNIDADE 01 – CIEPS – Introdução às Teorias e Princípios de Aprendizagens do Adulto
Seção 1 -Principais teoria de aprendizagem do adulto
Seção 2 – Teoria cognitiva de aprendizagem
Seção 3 – Andragogia
Carga horária: 4h presencial
UNIDADE 02 – CIEPS – Introdução ao Desenho de Currículo Baseado em Competências
Seção 1 – Desenho do currículo baseado em competências: conceitos básicos
Seção 2 – A sistemática do desenho de currículo baseado em competências
Carga horária: 4h presencial
UNIDADE 03 – CIEPS – Introdução Metodologias Ativas de Aprendizagem Baseadas em Problemas
Seção 1 – Bases teóricas das metodologias ativas de aprendizagem
Seção 2 – A aprendizagem baseada em problemas
Carga horária: 4h presencial
UNIDADE 04 – CIEPS – Ensino Aprendizagem em Ambiente de Trabalho
Seção 1 – O ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho: conceitos básicos
Seção 2 – Abordagens e métodos para o ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho
Seção 3 – Organização do ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho
Carga horária: 4h presencial
UNIDADE 05 – CIEPS – Introdução Avaliação de Aprendizagem por Competências
Seção 1 – Conceitos básicos
Seção 2 – Tipos e instrumentos de avaliação da aprendizagem por competência
Carga horária: 4h presencial
UNIDADE 06 CIEPS – Atividade Extracurricular EaD
Carga Horária: 20 horas