Introdução
A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (DIEPS) através da Gerência de Educação Profissional em Saúde (GEPRO) e a Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Outras Necessidades Essenciais – CEDEF/CORAS/SEADE/SESA, oferta o Curso de Assistência à Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde. A capacitação é destinada para equipe multiprofissional de saúde, com objetivo de prestar assistência de qualidade às pessoas com deficiência na Atenção Primária à Saúde, aplicando abordagens inclusivas que sejam atendidas com respeito e dignidade.
Objetivo Geral
Capacitar a equipe multiprofissional da saúde para prestar assistência de qualidade às pessoas com deficiência na atenção primária à saúde, aplicando abordagens inclusivas e garantindo que as pessoas com deficiência sejam atendidas com respeito e dignidade.
Unidades e competências
Unidade 1 – Cuidados e Atendimento Integral às pessoas com TEA no SUS
- OEC1. Conhecer os princípios do SUS e a Política estadual da pessoa com deficiência;
- OEH1: Aplicar os princípios do Sistema Único de Saúde na assistência à pessoa com deficiência na Atenção Primária em Saúde;
- OEA1: Respeitar e garantir a equidade a PCD no contexto do SUS e acessibilidade.
Unidade 2 – Identificação precoce das deficiências no pré-natal e na primeira infância
Cognitivos
- OEC1. Compreender as deficiência no pré-natal e na primeira infância;
- OEH1: Identificar precocemente as deficiências no pré-natal e na primeira infância;
- OEA1: Reconhecer a importância da identificação precoce no pré-natal e na primeira infância.
Unidade 3: Prevenção de acidentes e quedas na atenção domiciliar
- OEC1: Compreender a prevenção de acidentes e quedas;
- OEH1: Aplicar medidas de prevenção de acidentes e quedas no domicílio;
- OEA1: Reconhecer a importância de prevenir acidentes e quedas no domicílio;
- OEA2: Colaborar com as medidas de prevenção de acidentes e quedas na atenção domiciliar.
Unidade 4: Tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa com deficiência.
- OEC1: Compreender as tecnologias assistivas;
- OEH1: Indicar as Tecnologias assistivas mais adequadas às necessidades da pessoa com deficiênci;
- OEA1: Valorizar a importância as tecnologias assistivas na funcionalidade da pessoa com deficiência;