O Curso Básico Práticas Docentes na Saúde surge a partir da necessidade de fortalecer a práxis educacional junto aos docentes da ESP-CE, numa perspectiva histórico-dialética, com vistas a construção do conhecimento considerando as dimensões éticas, políticas, sociais e culturais do espaço onde ele está inserido, afim de contribuir com a formação de sujeitos críticos-reflexivos, no cenário da educação emancipatória.

Desenvolvimento da docência no âmbito da saúde, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem com vistas ao fortalecimento das práticas educacionais emancipatórias.

  • Identificar as concepções de educação existentes nas histórias de vida dos educandos e o que elas significam para uma prática de educação atual em saúde;
  • Refletir criticamente sobre o processo ensino-aprendizagem proposto no cotidiano do trabalho dos educandos;
  • Identificar metodologias utilizadas na construção do fazer pedagógico;
  • Desenvolver ações educacionais baseadas nas necessidades de aprendizagem identificadas no cenário de prática;
  • Elaborar plano de aula utilizando os elementos do processo educacional;
  • Conhecer as tipologias da avaliação educacional;
  • Utilizar os instrumentos e ferramentas de avaliação de modo ético e respeitoso.
Unidade didática Carga Horária TOTAL
Sala de aula Extra-classe
CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO SER PROFESSOR: DO CONHECER AO APRENDER 12 horas 12 horas
PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E PENSADORES DA EDUCAÇÃO 8 horas 8 horas
GESTÃO EDUCACIONAL 4 horas 4 horas
VIVÊNCIA EDUCACIONAL 24 horas 24 horas
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E MÉTODOS 4 horas 4 horas
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO 8 horas 8 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL 36 horas 24 horas 60 horas