O Curso Básico Práticas Docentes na Saúde surge a partir da necessidade de fortalecer a práxis educacional junto aos docentes da ESP-CE, numa perspectiva histórico-dialética, com vistas a construção do conhecimento considerando as dimensões éticas, políticas, sociais e culturais do espaço onde ele está inserido, afim de contribuir com a formação de sujeitos críticos-reflexivos, no cenário da educação emancipatória.
Desenvolvimento da docência no âmbito da saúde, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem com vistas ao fortalecimento das práticas educacionais emancipatórias.
- Identificar as concepções de educação existentes nas histórias de vida dos educandos e o que elas significam para uma prática de educação atual em saúde;
- Refletir criticamente sobre o processo ensino-aprendizagem proposto no cotidiano do trabalho dos educandos;
- Identificar metodologias utilizadas na construção do fazer pedagógico;
- Desenvolver ações educacionais baseadas nas necessidades de aprendizagem identificadas no cenário de prática;
- Elaborar plano de aula utilizando os elementos do processo educacional;
- Conhecer as tipologias da avaliação educacional;
- Utilizar os instrumentos e ferramentas de avaliação de modo ético e respeitoso.
Unidade didática | Carga Horária | TOTAL | |
Sala de aula | Extra-classe | ||
CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO SER PROFESSOR: DO CONHECER AO APRENDER | 12 horas | – | 12 horas |
PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E PENSADORES DA EDUCAÇÃO | 8 horas | – | 8 horas |
GESTÃO EDUCACIONAL | 4 horas | – | 4 horas |
VIVÊNCIA EDUCACIONAL | – | 24 horas | 24 horas |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E MÉTODOS | 4 horas | – | 4 horas |
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO | 8 horas | – | 8 horas |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 36 horas | 24 horas | 60 horas |