O curso surgiu da necessidade em se ter uma formação que forneça um overview da vigilância, com foco na vigilância em saúde e na gestão da vigilância, contemplando a compilação de dados e sua análise por meio do INTEGRASUS, servindo como subsídio para a tomada de decisão a partir desses dados.

Competência: Capacidade para contribuir na implementação e integração de Diretrizes, Portarias, Normas, dentre outros instrumentos normativos da Vigilância em Saúde junto aos serviços de saúde.
Competência: Capacidade para desenvolver ações que fortaleçam a integração entre a Vigilância em Saúde e as Redes de Atenção à Saúde.
Competência: Contribuição para o fortalecimento das responsabilidades de cada área da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador e da trabalhadora e vetores e zoonoses) e sua operacionalização junto aos serviços de saúde.

Competência: Fortalecimento de ações que visem a qualidade da informação dos distintos Sistemas de Informação em Saúde (SIS).

 

Objetivos de Aprendizagem
– Reconhecer as Diretrizes, Portarias, Normas, dentre outros instrumentos normativos da Vigilância em Saúde.
– Compreender as Diretrizes, Portarias, Normas, dentre outros instrumentos normativos da Vigilância em Saúde.
– Enumerar as principais ações e estratégias das Diretrizes, Portarias, Normas, dentre outros instrumentos normativos da Vigilância em Saúde.
– Aplicar as Diretrizes, Portarias, Normas, dentre outros instrumentos normativos da Vigilância em Saúde nos serviços de saúde.
– Compreender a importância da descrição e analise dos epidemiológico de forma sistemática .
– Reconhecer a importância das Diretrizes, Portarias, Normas, dentre outros instrumentos normativos da Vigilância em Saúde para os serviços de saúde.
– Analisar os dados epidemiológicos de forma sistemática.
– Compreender as diretrizes das Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde.
– Diferenciar no âmbito dos serviços, as formas de atuação nas Redes de Atenção à Saúde.
– Desenvolver estratégias de integração entre a Vigilância em Saúde e as Redes de Atenção à Saúde.
– Contribuir para a integração entre a Vigilância em Saúde e as Redes de Atenção à Saúde.
– Reconhecer as responsabilidades de cada área da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e da trabalhadora e vetores e zoonoses) e sua operacionalização junto aos serviços de saúde.
– Distinguir as responsabilidades de cada área da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e da trabalhadora e vetores e zoonoses).
– Executar atividades a partir das responsabilidades de cada área da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e da trabalhadora e vetores e zoonoses) nos serviços de saúde.
– Reconhecer a importância das responsabilidades de cada área da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e da trabalhadora e vetores e zoonoses)
– Discutir as responsabilidades de cada área da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e da trabalhadora e vetores e zoonoses) junto aos serviços de saúde.
– Reconhecer os distintos Sistemas de Informação em Saúde utilizados no Sistema Único de Saúde.
– Identificar as ferramentas e aplicabilidade de cada Sistema de Informação em Saúde.
– Compreender a importância da qualidade da informação em saúde para o monitoramento e avaliação dos indicadores.
– Explorar as ferramentas e instrumentos dos diferentes Sistemas de Informação em Saúde.
– Analisar as ferramentas e instrumentos dos diferentes Sistemas de Informação em Saúde:
– Avaliar indicadores em saúde a fim de garantir a qualidade da informação dos distintos Sistemas de Informação em Saúde.
– Monitorar os indicadores da informação dos distintos Sistemas de Informação em Saúde.

Estrutura do Curso
MÓDULO I – Introdução (15 horas)
Unidades didáticas:
• Contextualização da Vigilância em Saúde
• Epidemiologia descritiva, analítica e aplicada
• Planejamento estratégico aplicado a vigilância em saúde (Planejamento, monitoramento e avaliação)

MÓDULO II – Política, Planejamento e Gestão (15 horas)
Unidades didáticas:
• Regionalização em Saúde;
• Políticas e gestão em Saúde;
• Rede de Atenção à Saúde e promoção em saúde;

MÓDULO III – Vigilância em Saúde (90 horas)
Unidades didáticas:
• Vigilância epidemiológica – aspectos gerais e NHE -1ª (17 horas)
• Imunização e doenças imunopreveníveis -2º (8 horas)
• Controle de vetores e zoonoses -3º (16 horas)
• Emergência em saúde pública e investigação de surto -4º (4 horas)
• Vigilância laboratorial – 5º (6 horas)
• Vigilância ambiental e saúde do trabalhador – aspectos gerais – 6º (16 horas)
• Vigilância sanitária – aspectos gerais – 7º (16 horas)
• e Atenção à Saúde e necessidades em saúde;

MÓDULO IV – Sistema de Informação em Saúde (40 horas)
Unidades didáticas:
• CONTEXTUALIZAÇÃO GERAL SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
• Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan
• Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM; – Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos – SINASC;
• Tabwin – Visão geral do TABWIN;
• IntegraSUS – plataforma de transparência da gestão pública de saúde do Ceará.
• SIPNI, e-SUS, SIEAPV, SIES
• SIG