Sobre
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Convênio firmado com o Ministério da Saúde N° 781005/2012, MAPP 180, em continuidade ao Projeto de Capacitação de Urgência e Emergência para Profissional da Rede SUS do Estado do Ceará, realizará, em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o Curso de Especialização em Urgência e Emergência Pediátrica.
O significativo aumento dos equipamentos da Rede de Saúde do Estado do Ceará na última década, com a ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família, inclusão das Unidades de Pronto Atendimento e das Policlínicas, demandam qualificação do seu corpo de profissionais e integração entre as redes de atenção.
Este Curso de Especialização possibilitará ao médico uma abordagem problematizadora crítica, baseada na classificação de risco, em protocolos clínicos e no atendimento imediato, qualificado e humanizado.

Competências
O curso visa a desenvolver, nos participantes, os conhecimentos, as habilidades e atitudes necessárias para torná-los profissionais aptos a desenvolver no cenário de urgência e emergência em uma abordagem problematizadora crítica, baseada na classificação de risco, em protocolos clínicos e no atendimento, qualificado e humanizado.

Espera-se, portanto, que ao final do itinerário formativo o especializando adquira a capacidade de:

  1. Aplicação dos princípios e das diretrizes e norma da Política Nacional de Atenção às Urgências.
  2. Reconhecimento de falência múltipla de órgãos iminente e condução da implementação do manejo adequado na urgência.
  3. Realização de diagnostico à criança e ao recém-nascido com desconforto respiratório agudo e prover um plano terapêutico capaz de manter via aérea permeável e respiração e circulação adequada.
  4. Aplicação dos protocolos em situação de emergência hipertensiva e no tratamento para urgência.
  5. Reconhecimento dos sinais e sintomas de insuficiência renal por meio de avaliação clínica e laboratorial.
  6. Realização do plano terapêutico para a urgência.
  7. Reconhecimento das causas mais comuns de convulsões no neonato, lactente, pré-escolar, escolar e adolescente.
  8. Reconhecimento das manifestações clínicas das convulsões e conhecimento das drogas para utilização no tratamento de convulsão na urgência.
  9. Planejamento de antibioticoterapia inicial em uma criança provável sepse.

Aplicação dos conhecimentos sobre as diversas causas de um abdome agudo cirúrgico e não cirúrgico e utilização da solicitação de apoio diagnóstico de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem
– Atualizar conhecimentos e alinhar conceitos referentes ao atendimento de Urgência e Emergência em pediatria junto aos profissionais de saúde que atuam na Rede SUS do Estado.
– Propiciar a reflexão sobre o Processo de trabalho em Saúde e a intercomplementaridade dos conhecimentos e das práticas.
– Renovar técnicas fundamentadas nas tecnologias de comunicação associadas.
– Estimular o desenvolvimento profissional com vistas à construção das competências técnicas e educativas frente ao atendimento das situações de urgência e emergência em pediatria.
– Identificar os princípios, as diretrizes e a norma da Política Nacional de Atenção às Urgências.
– Identificar a falência múltipla de órgãos iminente e condução da implementação do manejo adequado na urgência.
– Realizar o diagnostico à criança e ao recém-nascido com desconforto respiratório agudo e prover um plano terapêutico capaz de manter via aérea permeável e respiração e circulação adequada.
– Listar os protocolos em situação de emergência hipertensiva e no tratamento para urgência.
– Identificar os sinais e sintomas de insuficiência renal por meio de avaliação clínica e laboratorial.
– Realizar o plano terapêutico para a urgência.
– Reconhecer as causas mais comuns de convulsões no neonato, lactente, pré-escolar, escolar e adolescente.
– Identificar  as manifestações clínicas das convulsões e conhecimento das drogas para utilização no tratamento de convulsão na urgência.
– Realizar o planejamento de antibioticoterapia inicial em uma criança provável sepse.
– Aplicar os conhecimentos sobre as diversas causas de um abdome agudo cirúrgico e não cirúrgico e utilização da solicitação de apoio diagnóstico de forma adequada.

Estrutura do Curso
EIXO 01 (TEÓRICO): O PENSAMENTO CLÍNICO NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
MÓDULOS UNIDADES DIDÁTICAS CH

MÓDULO I: Introdução da abordagem às urgências e emergências
01: Reconhecendo o paciente potencialmente grave – casos respiratórios 4h
02: Reconhecendo o paciente potencialmente grave – casos de choque 2h
03: Alergia aguda e anafilaxia 2h
04: Via aérea difícil e princípios básicos de oxigenioterapia 2h
05: Reanimação cardiopulmonar 2h
06: Distúrbios hidroeletrolíticos 2h
07: Distúrbios Ácido Básicos 2h
08: Intoxicações exógenas 2h
09: Sedação e analgesia em emergência 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 20 h

MÓDULO II: Urgências e emergências cardiopulmonares
01: Asma 4h
02: Bronquiolite viral aguda 2h
03: Pneumonia 4h
04: Obstrução de vias 2h
05: Atendimento ao recém-nascido com cardiopatia congênita na emergência – crise hipóxica 2h
06: Manejo da insuficiência cardíaca 2h
07: Distúrbios do ritmo 2h
08: Crise hipertensiva 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 20 h

MÓDULO III: Urgências renais e metabólicas 01: Insuficiência renal aguda 4h
02: Glomérulo nefrites agudas 2h
03: Síndrome nefrótica 2h
04: Ventilação mecânica 2h
05: IRC agudizada 2h
06: Hipoglicemia na emergência 2h
07: Insuficiência suprarrenal aguda 2h
08: Crise tireotóxica 2h
09: Emergências hiperglicêmicas 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 20 h

MÓDULO IV: Urgências e emergências do trato gastrointestinal
e neurológicas 01: Falência hepática aguda 2h
02: Abordagem nas doenças psiquiátricas na emergência 2h
03: Hemorragia digestiva 2h
04: Violência contra criança e adolescente 2h
05: Atendimento de criança vítima de afogamento e queimaduras 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 10 h

MÓDULO V: Urgências e emergências hematológicas e infecciosas
01: Emergências na doença falciforme 4h
02: Neutropenia febril 2h
03: Outras emergências oncológicas 2h
04: Emergências em coagulopatias hereditárias 2h
05: Infecções respiratórias agudas (h1n1) 2h
06: Meningoencefalite 2h
07: Sepse 2h
08: Dengue e outras arboviroses 2h
09: Infecções ortopédicas – artrites sépticas, osteomielite 2h
10: Epifisiólise 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 22 h

MÓDULO VI: Abordagem as urgências cirúrgicas e ao trauma
01: Urgências inguinais e escroto agudo 4h
02: Urgências cirúrgicas neonatais 2h
03: Abdome agudo cirúrgico pediátrico 2h
04: Atendimento inicial em trauma pediátrico 2h
05: Atendimento de criança vítima de TCE 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 12 h

MÓDULO VII: Urgências e emergências neonatais
01: Hidratação no recém-nascido 4h
02: Distúrbios respiratórios no recém-nascido 2h
03: Distúrbios hemorrágicos no recém-nascido 2h
04: Convulsão e estado de mal epiléptico 2h
05. Cefaleias 2 h
CARGA HORÁRIA TOTAL 12 h

MÓDULO VIII: Metodologia do trabalho científico aplicada à pesquisa em saúde
01: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Urgência e Emergência 50 h
02: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Saúde 50 h
CARGA HORÁRIA TOTAL 100 h

EIXO 02 (PRÁTICAS): A PRÁTICA CLÍNICA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
Unidade 1: ENSINO À APRENDIZAGEM NO AMBIENTE CLÍNICO 152 h

EIXO 03: ATIVIDADES GERAIS EM EAD
Unidade 1: GRUPO DE DISCUSSÃO, FÓRUNS, AVALIAÇÕES E ORIENTAÇÕES DO TCC EM EAD 92 h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 460 h