Sobre
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Convênio firmado com o Ministério da Saúde N° 781005/2012, MAPP 180, em continuidade ao Projeto de Capacitação de Urgência e Emergência para Profissional da Rede SUS do Estado do Ceará, realizará, em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o Curso de Especialização em Urgência e Emergência Pediátrica.
O significativo aumento dos equipamentos da Rede de Saúde do Estado do Ceará na última década, com a ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família, inclusão das Unidades de Pronto Atendimento e das Policlínicas, demandam qualificação do seu corpo de profissionais e integração entre as redes de atenção.
Este Curso de Especialização possibilitará ao médico uma abordagem problematizadora crítica, baseada na classificação de risco, em protocolos clínicos e no atendimento imediato, qualificado e humanizado.
Competências
O curso visa a desenvolver, nos participantes, os conhecimentos, as habilidades e atitudes necessárias para torná-los profissionais aptos a desenvolver no cenário de urgência e emergência em uma abordagem problematizadora crítica, baseada na classificação de risco, em protocolos clínicos e no atendimento, qualificado e humanizado.
Espera-se, portanto, que ao final do itinerário formativo o especializando adquira a capacidade de:
- Aplicação dos princípios e das diretrizes e norma da Política Nacional de Atenção às Urgências.
- Reconhecimento de falência múltipla de órgãos iminente e condução da implementação do manejo adequado na urgência.
- Realização de diagnostico à criança e ao recém-nascido com desconforto respiratório agudo e prover um plano terapêutico capaz de manter via aérea permeável e respiração e circulação adequada.
- Aplicação dos protocolos em situação de emergência hipertensiva e no tratamento para urgência.
- Reconhecimento dos sinais e sintomas de insuficiência renal por meio de avaliação clínica e laboratorial.
- Realização do plano terapêutico para a urgência.
- Reconhecimento das causas mais comuns de convulsões no neonato, lactente, pré-escolar, escolar e adolescente.
- Reconhecimento das manifestações clínicas das convulsões e conhecimento das drogas para utilização no tratamento de convulsão na urgência.
- Planejamento de antibioticoterapia inicial em uma criança provável sepse.
Aplicação dos conhecimentos sobre as diversas causas de um abdome agudo cirúrgico e não cirúrgico e utilização da solicitação de apoio diagnóstico de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem
– Atualizar conhecimentos e alinhar conceitos referentes ao atendimento de Urgência e Emergência em pediatria junto aos profissionais de saúde que atuam na Rede SUS do Estado.
– Propiciar a reflexão sobre o Processo de trabalho em Saúde e a intercomplementaridade dos conhecimentos e das práticas.
– Renovar técnicas fundamentadas nas tecnologias de comunicação associadas.
– Estimular o desenvolvimento profissional com vistas à construção das competências técnicas e educativas frente ao atendimento das situações de urgência e emergência em pediatria.
– Identificar os princípios, as diretrizes e a norma da Política Nacional de Atenção às Urgências.
– Identificar a falência múltipla de órgãos iminente e condução da implementação do manejo adequado na urgência.
– Realizar o diagnostico à criança e ao recém-nascido com desconforto respiratório agudo e prover um plano terapêutico capaz de manter via aérea permeável e respiração e circulação adequada.
– Listar os protocolos em situação de emergência hipertensiva e no tratamento para urgência.
– Identificar os sinais e sintomas de insuficiência renal por meio de avaliação clínica e laboratorial.
– Realizar o plano terapêutico para a urgência.
– Reconhecer as causas mais comuns de convulsões no neonato, lactente, pré-escolar, escolar e adolescente.
– Identificar as manifestações clínicas das convulsões e conhecimento das drogas para utilização no tratamento de convulsão na urgência.
– Realizar o planejamento de antibioticoterapia inicial em uma criança provável sepse.
– Aplicar os conhecimentos sobre as diversas causas de um abdome agudo cirúrgico e não cirúrgico e utilização da solicitação de apoio diagnóstico de forma adequada.
Estrutura do Curso
EIXO 01 (TEÓRICO): O PENSAMENTO CLÍNICO NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
MÓDULOS UNIDADES DIDÁTICAS CH
MÓDULO I: Introdução da abordagem às urgências e emergências
01: Reconhecendo o paciente potencialmente grave – casos respiratórios 4h
02: Reconhecendo o paciente potencialmente grave – casos de choque 2h
03: Alergia aguda e anafilaxia 2h
04: Via aérea difícil e princípios básicos de oxigenioterapia 2h
05: Reanimação cardiopulmonar 2h
06: Distúrbios hidroeletrolíticos 2h
07: Distúrbios Ácido Básicos 2h
08: Intoxicações exógenas 2h
09: Sedação e analgesia em emergência 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 20 h
MÓDULO II: Urgências e emergências cardiopulmonares
01: Asma 4h
02: Bronquiolite viral aguda 2h
03: Pneumonia 4h
04: Obstrução de vias 2h
05: Atendimento ao recém-nascido com cardiopatia congênita na emergência – crise hipóxica 2h
06: Manejo da insuficiência cardíaca 2h
07: Distúrbios do ritmo 2h
08: Crise hipertensiva 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 20 h
MÓDULO III: Urgências renais e metabólicas 01: Insuficiência renal aguda 4h
02: Glomérulo nefrites agudas 2h
03: Síndrome nefrótica 2h
04: Ventilação mecânica 2h
05: IRC agudizada 2h
06: Hipoglicemia na emergência 2h
07: Insuficiência suprarrenal aguda 2h
08: Crise tireotóxica 2h
09: Emergências hiperglicêmicas 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 20 h
MÓDULO IV: Urgências e emergências do trato gastrointestinal
e neurológicas 01: Falência hepática aguda 2h
02: Abordagem nas doenças psiquiátricas na emergência 2h
03: Hemorragia digestiva 2h
04: Violência contra criança e adolescente 2h
05: Atendimento de criança vítima de afogamento e queimaduras 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 10 h
MÓDULO V: Urgências e emergências hematológicas e infecciosas
01: Emergências na doença falciforme 4h
02: Neutropenia febril 2h
03: Outras emergências oncológicas 2h
04: Emergências em coagulopatias hereditárias 2h
05: Infecções respiratórias agudas (h1n1) 2h
06: Meningoencefalite 2h
07: Sepse 2h
08: Dengue e outras arboviroses 2h
09: Infecções ortopédicas – artrites sépticas, osteomielite 2h
10: Epifisiólise 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 22 h
MÓDULO VI: Abordagem as urgências cirúrgicas e ao trauma
01: Urgências inguinais e escroto agudo 4h
02: Urgências cirúrgicas neonatais 2h
03: Abdome agudo cirúrgico pediátrico 2h
04: Atendimento inicial em trauma pediátrico 2h
05: Atendimento de criança vítima de TCE 2h
CARGA HORÁRIA TOTAL 12 h
MÓDULO VII: Urgências e emergências neonatais
01: Hidratação no recém-nascido 4h
02: Distúrbios respiratórios no recém-nascido 2h
03: Distúrbios hemorrágicos no recém-nascido 2h
04: Convulsão e estado de mal epiléptico 2h
05. Cefaleias 2 h
CARGA HORÁRIA TOTAL 12 h
MÓDULO VIII: Metodologia do trabalho científico aplicada à pesquisa em saúde
01: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Urgência e Emergência 50 h
02: Metodologia de Pesquisa Aplicada à Saúde 50 h
CARGA HORÁRIA TOTAL 100 h
EIXO 02 (PRÁTICAS): A PRÁTICA CLÍNICA NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
Unidade 1: ENSINO À APRENDIZAGEM NO AMBIENTE CLÍNICO 152 h
EIXO 03: ATIVIDADES GERAIS EM EAD
Unidade 1: GRUPO DE DISCUSSÃO, FÓRUNS, AVALIAÇÕES E ORIENTAÇÕES DO TCC EM EAD 92 h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 460 h