A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e a Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (COVAT), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEREST) da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA/CE) promoverá o “Curso de Aperfeiçoamento de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador”, cujo objetivo é qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS para atuarem como Referência Técnica no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias à implantação/implementação das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) na Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Estado do Ceará. Este curso será realizado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (CEVIG/ESP).

A carga horária é de 180 horas distribuídas em encontros(aulas) em sala virtual e atividades de ensino aprendizagem em campo, divididos em 03 módulos. Serão disponibilizadas 60 vagas/turma para cada uma das regiões do Estado do Ceará, sendo realizada, em 2021, as turmas das regiões de Fortaleza, Cariri e Sertão Central. Estão previstas novas turmas para as regiões Norte e do Litoral Leste para o início de 2022. As aulas acontecerão por serviços de videoconferência, respeitando o horário de 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00hs.

O curso destina-seaos Profissionais de nível superior da Vigilância em Saúde e/ou Atenção Básica que atuarão como Referência Técnica nos municípios nas ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, profissionais das Unidades Sentinelas e dos CERESTs municipais, regionais e estadual.

Os ofícios de mobilização, termo de compromisso e as fichas de inscrições foram encaminhados aos respectivos públicos prioritários, via e-mail institucional. Mais informações poderão ser obtidas com a coordenação do curso pelo telefone: (85) 3101.1400