Sobre
A Especialização em Atenção Integral em Álcool e outras Drogas é uma parceria da Secretaria de Saúde (SESA) por meio da Coordenadoria de Política de Saúde Mental Álcool e outras Drogas (COPOM) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), com intuito de qualificar profissionais de saúde no atendimento aos usuários de álcool e outras drogas, considerando a grande prevalência destes transtornos na população brasileira e à dificuldade de acesso a informações de qualidade e treinamento específico.
A pós-graduação propõe uma abordagem multi e interdisciplinar, concebida para proporcionar acesso aos mais novos protocolos e condutas que norteiam a abordagem e atuação dos os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial no âmbito da saúde mental álcool e outras drogas.
Espera-se que essa Especialização promova um espaço voltado à discussão e construção de boas práticas no horizonte da atenção psicossocial territorial, formando profissionais para atuarem de forma intersetorial, interprofissional e colaborativa no campo da atenção psicossocial, álcool e outras drogas.
Competências
Ao final do Curso, espera-se que os alunos adquiram capacidade para:
Competência 1: Capacidade de desenvolver ações com equipe interdisciplinar, aplicando técnicas e estratégias para o acompanhamento do portador de transtorno mental e assistência no âmbito da atenção psicossocial, com ênfase em álcool e drogas.
Competência 2: Capacidade de conhecer a evolução histórica e a cultura do uso de, álcool e outras drogas.
Competência 3: Capacidade de desenvolver estratégias para melhoria da assistência prestada ao usuário de substâncias psicoativas, através da aplicação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde do (SUS) e das Políticas de Saúde Mental Álcool e outras Drogas.
Competência 4: Capacidade de identificar todos os equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas e as suas finalidades.
Competência 5: Capacidade de desenvolver abordagens psicoterápicas, psicossociais e tecnologias de cuidado, com enfoque na interdisciplinaridade.
Competência 6: Capacidade de conhecer o comportamento do paciente em crise por abuso de drogas e/ou álcool.
Competência 7: Capacidade de realizar pesquisa e de desenvolver trabalho com metodologia científica em temáticas relacionadas a saúde mental com foco em álcool e outras drogas.
Objetivos de Aprendizagem
Competência 1:
Conhecimento:
- Conhecer as psicopatologias, os aspectos clínicos e o manejo com a população sobre o uso indiscriminado de álcool e drogas e suas consequências biopsicossociais.
Habilidades:
- Atuar na atenção integral ao usuário de álcool e outras drogas, por meio de técnicas e estratégias para avaliação, diagnóstico, manejo, tratamento e acompanhamento da sua problemática.
- Atuar em equipe interdisciplinar para garantia de assistência integral ao usuário e seus familiares.
- Abordar as questões relacionadas ao uso de substâncias psicoativas na infância, adolescência e outras populações específicas.
Atitudes:
- Reconhecer a importância das ações em saúde mental, com ênfase em álcool e outras drogas e da interação entre equipe de saúde, paciente e familiares.
- Promover atenção a família no processo saúde/doença e sua função na rede social de apoio ao usuário de álcool e outras drogas.
Competência 2:
Conhecimento:
- Conhecer os aspectos históricos e socioculturais do uso de álcool e outras drogas.
- Conhecer a epidemiologia do uso de álcool e drogas no Brasil.
- Conhecer princípios da neurociência aplicadas a dependência química.
Habilidade:
- Identificar a classificação das substâncias psicoativas e seus efeitos biopsicossociais na vida do usuário de substâncias.
Atitude:
- Desenvolver pensamento crítico perante aos aspectos históricos e socioculturais do uso de álcool e outras drogas.
Competência 3:
Conhecimento:
- Conhecer a Lei 10.216/2001 da Reforma Psiquiátrica.
Habilidade:
- Aplicar as normas e diretrizes do SUS/SUAS e da Política Nacional de Saúde Mental e Álcool e outras Drogas no contexto da sua prática clínica e psicossocial.
Atitude:
- Respeitar a vida, a dignidade e os direitos do usuário de substâncias psicoativas, em todo o seu ciclo vital, sem discriminação.
Competência 4:
Conhecimento:
- Conhecer os equipamentos de saúde que compõem a Rede de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, compreendendo os saberes e práticas dos integrantes dos serviços.
Habilidade:
- Aplicar as diretrizes das Redes de Apoio e Reinserção Social (CRES, CREAS e outros dispositivos comunitários), durante atuação em serviço.
Atitude:
- Reconhecer a importância do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar na saúde mental e álcool e outras drogas, inclusive respeitando os familiares no momento de compartilhar as informações do paciente.
Competência 5:
Conhecimento:
- Conhecer as tecnologias de cuidado em saúde mental com foco no álcool e outras drogas.
Habilidade:
- Utilizar os recursos grupais, clínica ampliada, projeto terapêutico singular e abordagens psicoterápicas, integrativas e complementares em saúde mental com foco no usuário de drogas.
Atitude:
- Reconhecer a importância da utilização de tecnologias de cuidado em saúde mental na atenção integral ao portador de transtorno mental por uso de álcool e outras drogas.
Competência 6:
Conhecimento:
- Conceituar a crise por uso de álcool e /ou drogas e suas implicações.
Habilidade:
- Aplicar as estratégias de intervenção em situação de crise na perspectiva psicossocial.
Atitude:
- Reconhecer a importância da utilização dessas técnicas para uma abordagem humanizada ao portador usuário em situação de crise.
Competência 7:
Conhecimentos:
- Compreender as normas da ABNT e Vancouver.
- Compreender as normas do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/Plataforma Brasil.
Habilidades:
- Descrever o processo de construção do conhecimento científico.
- Explicar as particularidades da pesquisa quantitativa e qualitativa.
- Construir estudos baseado na metodologia científica.
- Identificar elementos textuais e pré-textuais, as técnicas de coleta e análise de dados.
- Explorar os métodos na análise dos resultados quantitativos e qualitativos.
Atitude:
Valorizar a produção do trabalho metodológico científico.
Profissional
Profissionais de nível superior da área de saúde que integram a equipe da RAPS do Estado do Ceará.