O Curso Básico de Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis foi desenvolvido através de uma iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, junto com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Trata-se de um curso básico que tem como pressuposto o desenvolvimento e a Elaboração do Plano Municipal de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis através de um arcabouço cognitivo e metodológico, aliado às dimensões de habilidades e atitudinais.

Elaboração de Plano Municipal de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Cognitivos:

• Compreender os aspectos conceituais da epidemiologia das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e seus Fatores de Risco;
  • Conhecer o cenário epidemiológico das DCNT no mundo e no Brasil e seus elementos construtivos a partir das fontes de informações disponíveis (sistemas, pesquisas, inquéritos);
  • Conhecer o modelo de atenção às condições crônicas em saúde;
  • Conhecer a concepção de promoção e prevenção em saúde nas DCNT e suas políticas afins (Plano Nacional de Enfrentamento);
  • Conhecer o método de construção da sala de situação em saúde no município com foco no enfrentamento das DCNT;

Habilidades:

• Construir o Plano Municipal de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, discorrendo sobre seus aspectos conceituais, traçando seus cenários epidemiológicos, levantando políticas e programas para o seu enfrentamento e propondo suas salas de situação para auxiliarem na análise e tomada de decisões na área da saúde;

Atitudinais:

• Propor e realizar as estratégias de enfrentamento às DCNT nos municípios: vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção da saúde; cuidado integral.

O curso está estruturado em unidades didáticas de ensino-aprendizagem, com carga horária total de 40 horas, com um forte componente cognitivo. Serão 24 horas realizadas de forma remota, por meio de aulas via videoconferência. No segundo momento, o componente de habilidades e atitudinais será trabalhado por meio da construção e apresentação do plano de ação, com carga horária de 16 horas. Ao fim do curso, espera-se que os discentes, por meio das atividades propostas, estejam aptos a construir e executar o Plano Municipal de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis em seus respectivos municípios de atuação.

Para tanto, o curso estrutura-se da seguinte forma:

UNID. 1 – ASPECTOS CONCEITUAIS, EPIDEMIOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DA VIGILÂNCIA DAS DCNT E SEUS FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO

• Perspectiva teórica da epidemiologia das DCNT e seus fatores de risco e proteção;
  • Vigilância, informação, avaliação e monitoramento das DCNT;
  • Ações de promoção e prevenção com referência ao Plano Nacional de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT;
  • Cuidado integral das DCNTs e sua relação com as estratégias para fortalecer a rede de serviços, formação profissional, entre outros;
  • Doenças Cardiovasculares (Infarto Agudo do Miocárdio; Acidente Vascular Cerebral; Doenças Hipertensivas (Hipertensão Arterial), Diabetes Mellitus, Neoplasias e Doenças Respiratórias Crônicas: impacto sobre desenvolvimento, prevenção, tratamento e controle;
  • Sala de situação de saúde (virtual ou física);
  • Utilização do software Excel.

UNID. 2 – ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

• Construir o Plano Municipal de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, discorrendo sobre seus aspectos conceituais, traçando seus cenários epidemiológicos, levantando políticas e programas para o seu enfrentamento e propondo suas salas de situação para auxiliarem na análise e tomada de decisões na área da saúde.