O presente curso tem o objetivo de promover a formação em Desenvolvimento Infantil, para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará, considerando o fato de que estes ajudam a desenvolver a Saúde Pública, além de constituírem-se como verdadeiros e efetivos agentes de transformação social nos territórios em que atuam, tendo como objetivo ajudar a desenvolver competências nos ACSs, relacionadas aos cuidados e ao desenvolvimento infantil, por meio da troca de informações e vivências durante o curso, impactando na melhoria da atenção à saúde estadual, principal missão da Escola de Saúde Pública, enquanto Centro de Formação em Saúde do Ceará e um dos mais importantes do Brasil.

  • Desenvolvimento das ações de saúde relacionadas ao desenvolvimento infantil junto às famílias com crianças de zero a seis anos, considerando os eixos: Afeto, Saúde e Segurança.
  • Realização de abordagens educativas, junto às famílias, realizando ações de promoção do desenvolvimento infantil.
  • Apresentação da evolução da gravidez e os cuidados para garantir a saúde e bem-estar da gestante e do bebê;
  • Ampliação do olhar do ACS diante da temática da Primeira infância.
  • Desenvolvimento, em equipe de planejamento de ações voltadas para primeira infância no território;
  • Reflexão sobre a realidade da Primeira Infância no território mediante construção de Diagnóstico situacional do município e plano de ação.
  • Informar às famílias sobre vacinações, Certidão de Nascimento e a Caderneta de Saúde da Criança;
  • Estabelecer laços de parceria e de solidariedade com comunidades e serviços públicos para fazer valer os direitos das crianças;
  • Fornecer informações sobre como as crianças se desenvolvem entre 0 e 6 anos de idade, suas necessidades e interesses;

 

Objetivos de Aprendizagem

  • Destacar o papel da família no acolhimento da mãe e do bebê, desde a gestação até o pós-parto;
  • Enfatizar os direitos da gestante e da criança, dos cuidados com higiene e alimentação, destacando as primeiras orientações sobre a amamentação;
  • Apresentar os cuidados de saúde, com um olhar mais atento para o bebê prematuro e de baixo peso;
  • Destacar a alimentação da mãe e os cuidados com o recém-nascido, especialmente a amamentação, a atenção necessária à rotina de saúde, os sinais de risco do bebê, o acolhimento da família e os cuidados com a higiene do lar e a segurança da criança também são ressaltados neste módulo;
  • Compreender como o bebê se desenvolve e como os profissionais que atuam na comunidade podem ajudar nesse processo;
  • Destacar os aspectos importantes para a socialização da criança como o direito à creche e a promoção de sua cidadania;
  •  Incentivar a participação da criança ativamente no contexto familiar e comunitário, atentando para os direitos relativos a espaços de lazer, o brincar e aos cuidados relativos à sua proteção contra acidentes e violência;
  • Apresentar noções sobre primeiros socorros e como proteger as crianças de doenças e dar-lhes atenção diferenciada em situações de desastres;

Elaborar Diagnóstico Situacional da Primeira Infância no Município.

Estrutura do Curso
Módulos Teoria/prática
MÓDULO I: Introdução ao Desenvolvimento Infantil
MÓDULO II: Pré-natal, parto e pós-parto
MÓDULO III: O primeiro mês de vida
MÓDULO IV:  A criança do 2º ao 12º mês
MÓDULO V:  A criança de 1 a 3 anos 1
MÓDULO VI: A criança de 4 a 6 anos
MÓDULO VII: Elaboração do Diagnóstico Situacional e Plano de Ação.