INTRODUÇÃO
.
Historicamente, a formação e educação permanente dos profissionais da saúde têm sido baseadas no uso de metodologias tradicionais, geralmente, de forma fragmentada, utilizando currículos formatados em disciplinas. De fato, houve (e ainda há) uma compartimentalização do conhecimento em áreas altamente especializadas em busca da eficiência.

Nesse sentido, o processo de ensino-aprendizagem tem se restringido, na maioria das vezes, à reprodução do conhecimento, no qual o professor assume um papel de transmissor de conteúdos e o aprendiz tem uma postura de mero receptor e espectador, em uma atitude passiva, sem a necessária crítica e reflexão.

Foram, então, sendo propostas novas metodologias, baseadas nas teorias construtivistas, que estimulassem a formação de aprendizes críticos, reflexivos, criativos, ou seja, que tenham uma postura ativa no processo ensino-aprendizagem. Esse conjunto de metodologias tem sido denominado de metodologias ativas de aprendizagem.

Este Curso Introdutório ao PBL aborda os conceitos e as características da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning – PBL), abordagem ativa de ensino-aprendizagem, que vem sendo utilizada na formação e educação permanente de profissionais de saúde e de outras áreas.

Espera-se que, ao longo do Curso, os participantes compreendam como utilizar essa metodologia em programas educacionais, relacionados à sua própria prática como docente, com o objetivo de estimular a reflexão, bem como a aplicação no seu contexto de trabalho dos conhecimentos adquiridos.

A Coordenação
COMPETÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Neste Curso, pretende-se que os participantes iniciem o desenvolvimento da seguinte competência: Capacidade para utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL) no contexto da Educação para as Profissões de Saúde (EPS).

Para isso, os seguintes objetivos de aprendizagem devem ser alcançados:

Compreender o conceito e as características das metodologias ativas de aprendizagem.
Reconhecer as principais razões para o uso de metodologias ativas de aprendizagem no contexto da formação e educação permanente de profissionais de saúde.
Compreender as bases teóricas, as principais características e os componentes da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).
Compreender o ciclo básico, o Grupo Tutorial e os sete passos utilizados no PBL.
Compreender os principais papéis e as funções do facilitador no PBL, incluindo a mediação de grupos tutoriais (GT).
Descrever as características e os tipos dos problemas para utilização no PBL.
Reconhecer a Aprendizagem Baseada em Problemas como uma relevante abordagem educacional na formação e educação permanente dos profissionais de saúde.
ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS
.
Este Curso tem formato híbrido, com parte das atividades presencial e parte a distância. Utilizará uma série de estratégias educacionais, que deverá estimular a participação ativa de todos no processo de ensino-aprendizagem, a construção coletiva do conhecimento e a reflexão sobre a prática. Serão utilizados exercícios, reflexões sobre a prática, discussões em fóruns virtuais, seguidos de compartilhamento com os participantes e miniexposições para sistematização das informações trabalhadas.

O material bibliográfico básico será disponibilizado e sua leitura será estimulada para complementação dos objetivos propostos para o Curso.
ESTRUTURA DO CURSO E CARGA HORÁRIA

O Curso tem uma carga horária de 20 horas, sendo 8 horas presenciais e 12 horas a distância. Está estruturado, didaticamente, em duas Unidades.

Unidade 1: Aprendizagem Baseada em Problemas: conceitos e características (8h)
Esta Unidade aborda os conceitos básicos e fundamentos teóricos, que dão base às Aprendizagem Baseada em Problemas, bem como suas principais características.

Unidade 2: Como funciona a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) (12h)
Esta Unidade detalha como a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning – PBL) funciona. Aborda a compreensão de sua estrutura, os componentes, métodos e as técnicas utilizados nessa abordagem, incluindo os Grupos Tutoriais e os sete passos.
REFERÊNCIAS BÁSICAS
Mamede, S. & Penaforte, J. (org.). A Aprendizagem Baseada em Problema – anatomia de uma nova abordagem educacional. ESP/HUCITEC, Fortaleza, 2001.

Mitre SM, Siqueira-Batista R., Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, Moreira T, Hoffmann LMA (2008). Metodologias ativas de ensino – aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(Sup 2):2133-2144.

Schmidt, H.G. (1983). Problem-based learning: Rationale and description. Medical

Education, 17: 11-16.
COORDENADOR E FACILITADOR DO CURSO
.
José Batista Cisne Tomaz (Coordenador) (batistatomaz@gmail.com) desenvolveu, nos últimos anos, diversas atividades de ensino, consultoria e cooperação técnica, especialmente, para a estruturação de programas de formação e educação permanente de médicos e outros profissionais de saúde na Escola de Saúde Pública do Ceará e em outras instituições no Estado e no restante do país. Contribuiu, como consultor eventual do Ministério da Saúde, por exemplo, para a concepção e implantação de diversos programas de formação e educação permanente para agentes de saúde, médicos e enfermeiros de família. Sua contribuição maior se referiu ao desenho dos currículos e a produção de material didático, incluindo o material impresso e os vídeos educativos. Entre suas publicações, destaca-se a coautoria do livro “Aprendizagem Baseada em Problemas: Anatomia de uma Nova Abordagem Educacional”, primeira obra em português sobre Problem-Based Learning (PBL), sendo responsável por dois capítulos: O Desenho de Currículo e O Papel e Características do Professor. Escreveu, ainda, o livro, baseado na sua tese de doutorado, “Distributed Problem-based Learning in Low Resources Setting”, no qual explora o uso do PBL a distância.