O curso abordará, de modo introdutório, como reconhecer, avaliar e intervir correta e precocemente no paciente em parada cardiorrespiratória.

Realizando ações básicas como ciclos de compressão e ventilação eficazes e capazes de salvar vidas.
É direcionado, inicialmente, aos residentes do programa multiprofissional em saúde vinculados à Escola de Saúde Pública do Ceará Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE).

Esperamos que você se engaje com afinco nesse processo de educação permanente. Lembre-se que esse curso pode prepará-lo contribuindo de maneira significativa para salvar vidas!

Unidade 1 – Noções ao Suporte Básico de Vida
Nesta Unidade 1 serão apresentados, através da plataforma Moodle, de modo assíncrono, textos e vídeos que vão ajuda-lo a reconhecer, a avaliar e a intervir para realizar o manejo de parada cardiopulmonar e manobras de ressuscitação com sucesso.

Objetivos cognitivos de aprendizagem (OEC):
OEC1. Identificar as medidas de prevenção da parada cardiorrespiratória (PCR);
OEC2. Compreender as ações para manejo de suporte básico desde a identificação da PCR;
OEC3. Compreender a avaliação primária identificando prioridades no atendimento, abordagem sistemática e elementos essenciais no manejo da PCR;

Unidade 2 – Simulação em Saúde no ensino da PCR
Nesta Unidade 2 você irá vivenciar de modo prático e presencial como agir diante de uma parada cardiopulmonar, manobras de ressuscitação e uso do DEA.

Objetivos de aprendizagem de habilidades (OEH):
OEH1. Utilizar técnicas para a avaliação e execução de medidas na parada cardiorrespiratória (PCR);
OEH2. Aplicar o manejo de suporte básico no tratamento respiratório e circulatório na PCR;
OEH3. Executar as habilidades diante do manejo da PCR e do OVACE;
OEH4. Aplicar recursos e as ações prioritárias no atendimento usando elementos essenciais durante a reanimação com dispositivo externo automático (DEA) e o dispositivo de ventilação bolsa válvula-máscara (AMBU).

Objetivos de aprendizagem atitudinais (OEA):
OEA1. Valorizar a comunicação na atuação das estratégias para o suporte básico de vida;
OEA2. Reconhecer a importância da avaliação e da intervenção no suporte básico de vida;