Objetivo do Curso

  • Capacitar docentes nas premissas básicas para planejamento e execução de simulação clínica

Competência

  •  Capacidade de planejamento e execução dos aspectos educacionais da simulação clínica.

Unidades do Curso

UNIDADE I – Conceitos e tipos de simulação em saúde.

  • OEC1: Compreender conceitos, princípios básicos e benefícios da simulação como estratégia educacional na formação profissional.

UNIDADE II – Elaboração de roteiros de cenários para simulação clínica.

  • OEC2: Compreender os fundamentos básicos da teoria de Fitts e Posner (aprendizagem de habilidades motora).
  • OEC3: Compreender os fundamentos básicos da elaboração de roteiros de cenários técnicos e comportamentais. Convidado: Ms. Wilcilene Oliveira

UNIDADE III – Debrifieng na simulação clínica.

  • OEC4:Compreender as diretrizes e boas práticas da simulação clínica como processo de aprendizagem significativa: feedback e debrifieng. UNIDADE IV – Atividade prática presencial. (CSR/ESP)
  • OEH1: Executar ambientação para práticas de simulação clínica. Encontro presencial
  • OEH2: Elaborar roteiros de cenários para técnicos e comportamentais para simulação clínica.
  • OEH3: Realizar feedbacks e mediação do debriefing da simulação. Será escolhido um facilitador por grupo e este deverá conduzir o debriefing após simulação realizada.

Mais Informações

centro.simulacao@esp.ce.gov.br