Introdução
O Curso Formação de Facilitadores em Simulação Clínica é baseado em competências e estruturado em quatro unidades didáticas, com carga horária total de 40h, com a previsão de quatro encontros síncronos e realização em até dois meses.
Competência
Capacidade de planejamento e execução dos aspectos educacionais da simulação clínica.
Objetivos específicos de aprendizagem
OEC1: Compreender conceitos, princípios básicos e benefícios da simulação como estratégia educacional na formação profissional.
OEC2: Compreender os fundamentos básicos da teoria de Fitts e Posner (aprendizagem de habilidades motoras).
OEC3: Compreender os fundamentos básicos da elaboração de roteiros de cenários técnicos e comportamentais.
OEC4: Compreender as diretrizes e boas práticas da simulação realística como processo de aprendizagem significativa: feedback e debriefing.
OEH1: Executar ambientação para práticas de simulação realística.
OEH2: Elaborar roteiros de cenários para técnicos e comportamentais as para simulação clínica.
OEH3: Aplicar a simulação interdisciplinar com os cenários elaborados pela equipe.
OEH4: Realizar feedbacks e mediação do debriefing da simulação. Será escolhido um facilitador por grupo e este deverá conduzir o debriefing após simulação realizada.
OEA1- valorizar a importância da aplicabilidade das boas práticas da simulação como processo educacional para desenvolvimento de competências.