Introdução

O desenvolvimento de um curso sobre apoio matricial em saúde do trabalhador se justifica, principalmente, pela necessidade de capacitar os profissionais do CERESTs do Ceará (estadual, municipais e regionais) no enfrentamento dos problemas que afetam a saúde dos trabalhadores. O curso propõe um maior aprofundamento das estratégias e ferramentas de apoio matricial em cada uma das quatro dimensões visando um maior fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do trabalhador e da trabalhadora. Em suma, a realização deste curso sobre apoio matricial em saúde do trabalhador no Ceará é uma resposta necessária e urgente aos desafios enfrentados na promoção da saúde e segurança laboral.

Ao capacitar profissionais e promover uma abordagem integrada, esperamos contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável, beneficiando não apenas os trabalhadores, mas toda a sociedade cearense.

Competência

Implementação do apoio matricial em saúde do(a) trabalhador(a) nos diferentes níveis e instâncias das Redes de Atenção e Vigilância à Saúde.

Objetivos de aprendizagem

Unidade I: Apoio Matricial em Saúde do(a) Trabalhador(a) e suas dimensões

  • OAC1: Compreender os conceitos e as práticas do Apoio Matricial (AM).
  • OAC2: Compreender as dimensões do AM (formativo, técnico-assistencial, articulação e cuidado com trabalhadores).
  • OAC3: Compreender o papel do apoiador matricial.
  • OAH1: Analisar os riscos ocupacionais, determinantes e condicionantes dos riscos advindos do trabalho no território em que ele atua.
  • OAH2: Identificar as redes intersetoriais.
  • OAA1: Reconhecer os marcadores interseccionais do processo de cuidado do trabalhador.
  • OAA2: Valorizar a articulação das redes intersetoriais.

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Unidade II: Ferramentas e estratégias de Apoio Matricial em Saúde do(a) Trabalhador(a)

  • OAC1: Compreender as estratégias de articulação com a rede, seguindo as classificações de risco e linhas do cuidado.
  • OAC2: Compreender as estratégias e instrumentos de apoio matricial em STT.
  • OAH1: Apropriar-se das ferramentas e dos instrumentos do trabalho de atenção e vigilância em STT.
  • OAH2: Facilitar ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) em STT a partir das necessidades das equipes.
  • OAH3: Elaborar instrumentos e materiais de apoio para a realização de AM.
  • OAH4: Impulsionar ações de cuidado e autocuidado.
  • OAA2: Reconhecer a importância do trabalho em seus diferentes vínculos ocupacionais.

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Unidade III: Prática de Apoio Matricial em Saúde do(a) trabalhador(a)

  • OAC1: Realizar articulações entre as diferentes instituições.
  • OAC2: Elaborar instrumentos e materiais de apoio para a realização de ações de AM.
  • OAC3: Desenvolver e aplicar ferramentas/estratégias de apoio técnico para as equipes.
  • OAA1: Apresentar postura empática e responsável para a implementação de práticas colaborativas em STT.
  • OAA2: Valorizar o trabalho interprofissional e colaborativo.