Categoria: H5P

Curso Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde

Intervenções de saúde são necessárias para redução dos impactos na saúde pública das doenças sensíveis ao clima. Estudos identificaram o aumento de doenças relacionadas com o clima, dentre elas as transmitidas por vetores, como dengue, malária e leishmaniose tegumentar americana, mas também doenças respiratórias e cardiovasculares. Os sistemas de saúde podem reduzir os danos e prevenir doenças relacionadas à mudança climática, trazendo benefícios sociais e de saúde para as comunidades. Para isso, faz-se necessário que os gestores e profissionais de saúde tracem estratégias de planejamento e de implementação de intervenções de saúde, bem como de políticas públicas e ações de vigilância em saúde voltadas ao monitoramento e controle dos impactos das doenças sensíveis ao clima.
Objetivo: Qualificar gestores e profissionais de saúde para conhecer a relação dos efeitos hidroclimáticos e ambientais nas doenças sensíveis ao clima.
Para mais informações: geduc@esp.ce.gov.br

Curso Teórico Prático de Vigilância das Meningites e Doenças Exantemáticas

O Curso Teórico-Prático de Vigilância das Meningites e Doenças Exantemáticas (Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita) será realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará, com carga horária de 40 horas, com aulas presenciais nos dias 16 a 18 de agosto e aulas assíncronas (ESP Virtual) nos dias 21 a 25 de agosto. O Curso é destinado a profissionais que trabalham em locais com maiores densidades populacionais, intenso fluxo de turismo e baixas coberturas vacinais, visto que podem representar risco para nova inserção do vírus do sarampo no estado e também para o aumento da ocorrência de meningites na comunidade.

Paramentando Corretamente

 Introdução Como sabemos sobre a importancia dos “EPIs” que Reduz o risco de contrair o vírus, evita a transmissão do coronavírus, garante mais tranquilidade, diminui os efeitos destrutivos da pandemia.

Formação de Auxiliar de Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhento

Sobre o Curso
O Curso de Formação em Auxiliar de Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhentos caracteriza-se como uma Formação Inicial e Continuada, conforme artigo 90 do Regimento Escolar da ESP/CE, constituindo-se como uma formação em que o discente desenvolverá as competências necessárias ao exercício profissional. O discente terá a possibilidade de desenvolver habilidades e atitudes a partir das vivências no serviço, ao mesmo tempo em que as trabalhará em sala de aula com outros profissionais inseridos em contextos semelhantes, contribuindo, assim, para as atividades de coleta, armazenamento, transporte e análises laboratoriais de insetos transmissores de doenças tropicais (dengue, febre amarela, malária, doença de chagas e leishmaniose).
.
Estrutura do Curso
MÓDULO I – FORMAÇÃO TÉCNICA GERAL

UNIDADE 1 – COVAT: Atuação e Desafios;
UNIDADE 2 – Noções de bioética, biossegurança, primeiros socorros e fundamentos em saúde pública;
UNIDADE 3 – Doenças transmissíveis, epidemiologia e investigação de surto.

.
MÓDULO II – FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECÍFICA

UNIDADE 4 – Entomologia geral I (Teoria);
UNIDADE 5 – Introdução a microscopia e manejo de vidrarias;
UNIDADE 6 – Entomologia geral II (Prática);
UNIDADE 7 – Bioecologia de vetores;
UNIDADE 8 – Acarologia e malacologia médica (teoria e prática);
UNIDADE 9 – Entomologia médica aplicada a saúde pública (teoria);
UNIDADE 10 – Entomologia médica aplicada a saúde pública (prática);
UNIDADE 11 – Coleta, montagem e conservação de insetos (prática);
UNIDADE 12 – Controle de vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos de importância em saúde pública;
UNIDADE 13 – Métodos para escrita do relatório.

.
Informações

Coordenadora do Curso: Romênia Lima
Email: romeniaklima@gmail.com
Telefone: (85)31011409 / Gerência de Educação Profissional em Saúde – Gepro

Oficina de Produção de Material Didático

Sobre o curso
A produção de material didático pode envolver o uso de diversas ferramentas tecnológicas, como softwares de edição de vídeo, áudio e imagem, plataformas de aprendizagem online, entre outras. O curso vai oferecer treinamento e prática em diversas tecnologias, permitindo que o profissional esteja atualizado e preparado para usar essas ferramentas de forma eficiente. Com a demanda por profissionais capacitados em produção de material didático, o curso pode ser uma boa opção para quem busca se destacar no mercado de trabalho e aumentar suas chances de conseguir uma vaga em instituições de ensino, editoras, empresas de tecnologia educacional, entre outras.
Produzir material didático de qualidade pode ajudar a melhorar a educação como um todo, fornecendo recursos mais eficientes para o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais educada e preparada para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Competências e Objetivos de Aprendizagem
Competência 1: Utilização dos princípios da educação à distância e de suas ferramentas no processo de produção de material didático.

OEC1. Compreender a educação à distância, o ambiente virtual de aprendizagem e os sujeitos do processo de produção de material didático
OEC2: Conhecer a plataforma virtual da ESP e suas ferramentas de EAD utilizadas na ESP virtual
OEH1: Utilizar as principais ferramentas disponíveis na ESPVirtual
OEH2: Utilizar as estratégias da educação a distância no processo de ensino e aprendizagem
OEA1: Identificar a importância dos sujeitos que compõem o processo de produção do material didático

Estrutura do Curso
Módulo 1 – Gestão da Educação a Distância
Unidade 1: A educação a distância, o AVA e os sujeitos do processo de produção
Módulo 2 – Produção de conteúdo
Unidade 2: Introdução a produção de conteúdo
Recursos de Aprendizagem EaD
PDF, PowerPoint (apresentações), Imagens, Gifs, Áudio, podcast, Vídeos, Gráficos, infográficos
Atividades EaD
Fórum Virtual, Produção Textual, Questionários de Avaliação
Coordenador(a) do Curso
Cleyton Carvalho e Lorena Maria
Mais informações: lorena.maria@esp.ce.gov.br

Carregando