Categoria: H5P

Oficina Movimenta Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde

Introdução
O presente curso propõe fortalecer os atributos da integralidade, regionalização e cuidados colaborativos em saúde mental, composto por práticas pedagógicas e assistenciais, com intuito de reduzir a lacuna existente entre a carência de recursos disponíveis na Rede de Atenção Psicossocial e a alta prevalência dos transtornos mentais, promovendo cuidados qualificados para a população cearense. O Eixo Pedagógico tem como intuito qualificar os atendimentos em saúde mental pelos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial do Ceará. Serão organizadas oficinas de capacitação nos territórios, com duração de 20 horas, baseando-se no Programa de Ação para reduzir as Lacunas em Saúde Mental (mhGAP, na sigla em inglês) da Organização Mundial de Saúde, com intuito da formação de profissionais especialistas e não-especialistas na avaliação, manejo e seguimento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e para a implementação da integração entre os serviços da APS e da atenção especializada em saúde mental, por meio do matriciamento de modo presencial ou por meio rede de telessaúde de acordo com as realidades locais e a Integralidade entre os serviços da RAPS e, principalmente na articulação entre APS e atenção especializada.


Competência
Desenvolvimento de ações de cuidados dos principais transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas MNS.


Objetivos de aprendizagem:

OC – Compreender o contexto histórico e epidemiológico das condições MNS.
OC – Compreender o MI-mhGAP.
OC – Identificar as condições MNS prioritárias.
OC – Compreender o matriciamento em saúde mental e seu processo de execução.
OH – Descrever as lacunas em saúde mental nos territórios a nível local, municipal, estadual e federal.
OH – Avaliar de forma integral e humanizada das pessoas com condições MNS.
OH – Manejar o MI-mhGAP para as condições MNS.
OA – Desenvolver posturas e atitudes assertivas e empáticas às pessoas com condições MNS.
OA – Manter atitude ética, respeitosa e digna aos sujeitos com condições MNS.
OA – Comunicar de forma clara e eficaz.

Oficina de Suporte Especializado ao Ensino Com o Uso do OSCE

Introdução
Trata-se de uma Oficina de Suporte Especializado do Ensino com o uso do OSCE Objective Structured Clinical Examination (OSCE), conhecido no Brasil como Exame Clínico Objetivo Estruturado a ser promovido pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DIDES) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), mediante o Centro de Simulação em Saúde (CSS) para os Preceptores Médicos do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu da Atenção Primária.


Competência
Capacidade de planejar e executar o OSCE como ferramenta para avaliação das habilidades clínicas, atitudes, capacidade de resolução de problemas em ambientes simulados


Objetivos de aprendizagem:

OEC: Compreender sobre os conceitos acerca da avaliação de habilidades clínicas com uso do OSCE.
OEH: Executar o planejamento de um OSCE como ferramenta para avaliação de habilidades clínicas.
OEH: Aplicar a atividade educacional de avaliação (OSCE) em laboratório de habilidades.
OEA: Avaliar as habilidades de comunicação; tomada de decisão; raciocínio clínico, valores, emoções e reflexões na prática clínica com uso do OSCE.

Oficina de Desenho de Currículo Baseado em Competências

Introdução
Esta Oficina aborda uma sistemática baseada em Dez Passos para o desenho ou revisão de currículos para programas educacionais a serem elaborados em resposta às necessidades identificadas no processo de revisão da prática profissional.
Ao longo da Oficina, os participantes terão a oportunidade de exercitar o desenho de um currículo baseado no desenvolvimento de competências, relacionado à sua própria prática como docente, com o objetivo de estimular a reflexão, bem como a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu contexto de trabalho.


Competência
Capacidade para elaborar currículos baseados em competências no contexto da educação de trabalhadores da saúde.


Objetivos

Compreender os princípios, as características e a estrutura de um currículo inovador, baseado em competências.
Compreender os fundamentos conceituais e os procedimentos para a elaboração de um currículo baseado em competências.
Desenvolver habilidades para a utilização dos dez passos para o desenho de um currículo, com ênfase nos passos 1 a 6, incluindo a justificativa, as competências, os objetivos de aprendizagem, as premissas e diretrizes educacionais, as estratégias educacionais, a Matriz de Competências e estruturação do currículo.
Reconhecer a importância de se utilizar uma sistemática de desenho de currículo para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto da educação de trabalhadores da saúde.



Estrutura da Oficina
Unidade 1: Introdução à sistemática para elaboração de currículo baseado em competências
Esta Unidade aborda os conceitos básicos e fundamentos teóricos que dão base ao desenho de currículo baseado em competências e apresenta a sistemática dos Dez Passos, utilizada para a elaboração desse tipo de currículo.

Unidade 2: Aplicando a sistemática para a elaboração do currículo baseado em competências
Esta Unidade detalha a sistemática dos Dez Passos, utilizada para a elaboração do currículo baseado em competências e exercita o processo de elaboração, com ênfase nos passos 1 a 6 da sistemática, incluindo a justificativa, a análise do perfil da clientela, e a elaboração das competências. Aborda, ainda, os procedimentos para elaboração, a partir de cada competência, dos objetivos de aprendizagem cognitivos, de habilidades e atitudes e culmina com a construção da Matriz de Competência, onde se relaciona os objetivos de aprendizagem com as estratégias educacionais estabelecidas e a estruturação do currículo.

RESMULTI Hospitalar – Turma 12

Sobre
A Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) – RESMULTI da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/ CE) é responsável atualmente por vinte e quatro programas de residência de caráter interfederativo, interinstitucional e descentralizada. Foi idealizada em 2011/2012 e inaugurada em 2013, e sua condução ético-político-pedagógica é pela ESP/CE, em parceria com as instituições executoras/parceiras que configuram os cenários de prática dos diversos programas de residência.
Os Programas da RESMULTI/ESP-CE constituem modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva (laboral e intelectual), e caracteriza-se como educação para o trabalho, através do ensino-aprendizagem em diversos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do acompanhamento do Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE), constituído por tutores(as), preceptores(as), coordenadores/supervisores gerais(as) e docentes convidados...

RESMULTI Comunitária – Turma 12

Sobre
A Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) – RESMULTI da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/ CE) é responsável atualmente por vinte e quatro programas de residência de caráter interfederativo, interinstitucional e descentralizada. Foi idealizada em 2011/2012 e inaugurada em 2013, e sua condução ético-político-pedagógica é pela ESP/CE, em parceria com as instituições executoras/parceiras que configuram os cenários de prática dos diversos programas de residência.
Os Programas da RESMULTI/ESP-CE constituem modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva (laboral e intelectual), e caracteriza-se como educação para o trabalho, através do ensino-aprendizagem em diversos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do acompanhamento do Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE), constituído por tutores(as), preceptores(as), coordenadores/supervisores gerais(as) e docentes convidados.

Carregando