Categoria: H5P

Especialização em Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

A Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da Escola de Saúde Pública do Ceará-ESP/CE, por meio da Gerência de Pós-Graduação em Saúde em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (a) e Saúde Ambiental – CERESTA Zé Maria do Tomé (Litoral Leste / Jaguaribe) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Estadual realiza a Especialização em Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com o objetivo de qualificar os profissionais do Sistema Único de Saúde-SUS para incorporar as inter-relações Produção, Ambiente e Saúde nas práticas de atenção à saúde, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença.
.
Objetivo
Qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS para incorporar as inter relações Produção, Ambiente e Saúde nas práticas de atenção à saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença.
.
Competências do Curso
O Curso de Especialização objetiva desenvolver nos participantes os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o exercício da saúde do trabalhador e trabalhadora. Ao final do Curso, espera-se que os alunos adquiram capacidade para:
.

Capacidade de compreender o contexto sócio-histórico do campo de saúde do trabalhador a partir da análise das inter relações produção, ambiente e saúde, identificando e intervindo nos problemas, utilizando-se das competências técnicas específicas e da mobilização e diálogo entre os atores sociais envolvidos.
Capacidade de analisar as inter-relações saúde, trabalho e ambiente no território.
Capacidade de compreender e aplicar a política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Capacidade de analisar as ações que contribuam para a estruturação da vigilância à Saúde do Trabalhador no seu âmbito de atuação, destacando estratégias intersetoriais na promoção da vigilância em saúde do trabalhador e trabalhadora.
Capacidade de analisar os ambientes e processos de trabalho para a saúde do trabalhador e trabalhadora.
Capacidade para contribuir com a estruturação da Vigilância em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no seu âmbito de atuação.
Capacidade de utilizar estratégias, métodos e instrumentos para realização das ações de atenção integral em Saúde do Trabalhador.
Capacidade de aplicar os modelos de gestão em saúde, métodos de planejamento e o controle social em saúde do Trabalhador.
Capacidade de produzir conhecimento científico sobre Saúde do Trabalhador.

.
Mais informações: especializacao@esp.ce.gov.br

Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde

O Curso de Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde, tem por objetivo desenvolver nos participantes: conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias, para a ampliação de suas capacidades de intervenção sobre a forma de gerir do SUS, nos municípios do Estado, impactando na atenção, prevenção e promoção da saúde da população cearense.
O curso é uma iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realizada a partir da percepção de que os profissionais que estão na função de gestão/gerência são responsáveis pela construção de um conjunto de ações que requerem permanentemente a aquisição de saberes e prática de gestão, que os tornem aptos para o exercício funcional.
Competências do Curso
Espera-se, portanto, que ao final do itinerário formativo o especializando adquira as seguintes competências:

Capacidade de liderar o processo de organização e desenvolvimento dos sistemas e serviços de saúde, conduzindo a articulação e negociação com os gestores municipais de sua região e os dirigentes dos outros níveis de gestão do SUS;
Capacidade de coordenar e organizar processos de trabalho em equipe, aprimorando suas habilidades de comunicação e liderança;
Capacidade de planejar as ações e serviços de saúde de modo a assegurar a promoção da saúde e o atendimento das necessidades de sua população;
Capacidade de desenvolver e gerenciar os recursos financeiros e materiais no âmbito dos sistemas e serviços de saúde;
Capacidade de avaliar e monitorar o sistema e os serviços de saúde;
Capacidade de desenvolver a estrutura organizacional adequada à gestão dos serviços e ações do SUS municipal, com a melhoria da qualidade do cuidado;
Capacidade de estruturar e gerenciar os sistemas de informação, vigilância à saúde e promoção da saúde no âmbito dos sistemas e serviços de saúde;

.
Mais informações:  especializacao@esp.ce.gov.br

Curso Teórico Prático de Vigilância das Meningites e Doenças Exantemáticas

O Curso Teórico-Prático de Vigilância das Meningites e Doenças Exantemáticas (Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita) será realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará, com carga horária de 40 horas, com aulas presenciais nos dias 16 a 18 de agosto e aulas assíncronas (ESP Virtual) nos dias 21 a 25 de agosto. O Curso é destinado a profissionais que trabalham em locais com maiores densidades populacionais, intenso fluxo de turismo e baixas coberturas vacinais, visto que podem representar risco para nova inserção do vírus do sarampo no estado e também para o aumento da ocorrência de meningites na comunidade.

Paramentando Corretamente

 Introdução Como sabemos sobre a importancia dos “EPIs” que Reduz o risco de contrair o vírus, evita a transmissão do coronavírus, garante mais tranquilidade, diminui os efeitos destrutivos da pandemia.

Formação de Auxiliar de Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhento

Sobre o Curso
O Curso de Formação em Auxiliar de Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhentos caracteriza-se como uma Formação Inicial e Continuada, conforme artigo 90 do Regimento Escolar da ESP/CE, constituindo-se como uma formação em que o discente desenvolverá as competências necessárias ao exercício profissional. O discente terá a possibilidade de desenvolver habilidades e atitudes a partir das vivências no serviço, ao mesmo tempo em que as trabalhará em sala de aula com outros profissionais inseridos em contextos semelhantes, contribuindo, assim, para as atividades de coleta, armazenamento, transporte e análises laboratoriais de insetos transmissores de doenças tropicais (dengue, febre amarela, malária, doença de chagas e leishmaniose).
.
Estrutura do Curso
MÓDULO I – FORMAÇÃO TÉCNICA GERAL

UNIDADE 1 – COVAT: Atuação e Desafios;
UNIDADE 2 – Noções de bioética, biossegurança, primeiros socorros e fundamentos em saúde pública;
UNIDADE 3 – Doenças transmissíveis, epidemiologia e investigação de surto.

.
MÓDULO II – FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECÍFICA

UNIDADE 4 – Entomologia geral I (Teoria);
UNIDADE 5 – Introdução a microscopia e manejo de vidrarias;
UNIDADE 6 – Entomologia geral II (Prática);
UNIDADE 7 – Bioecologia de vetores;
UNIDADE 8 – Acarologia e malacologia médica (teoria e prática);
UNIDADE 9 – Entomologia médica aplicada a saúde pública (teoria);
UNIDADE 10 – Entomologia médica aplicada a saúde pública (prática);
UNIDADE 11 – Coleta, montagem e conservação de insetos (prática);
UNIDADE 12 – Controle de vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos de importância em saúde pública;
UNIDADE 13 – Métodos para escrita do relatório.

.
Informações

Coordenadora do Curso: Romênia Lima
Email: romeniaklima@gmail.com
Telefone: (85)31011409 / Gerência de Educação Profissional em Saúde – Gepro

Carregando