O Curso será desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde e está plenamente justificado por ser estratégia forte para implementação do PPP, por ser uma das atividades do Programa de Desenvolvimento Docente, pela necessidade de promover o aperfeiçoamento dos profissionais da ESP que exercem atividades docentes assim como também para inserir os novos colaboradores da ESP no estudo e aplicação do PPP.
Com 40 horas total de duração, na modalidade do ensino à distância, está baseado em competências, estruturado em um módulo e quatro unidades didáticas, tem previsão de acontecer realização em dois meses, com início previsto para fevereiro de 2022.
- C1: Utilização dos fundamentos da educação à distância e da ferramenta disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA/MOODLE/ESP Virtual), nos estudos na modalidade à distância.
- C2: Capacidade mínima para aplicação do PPP da ESP nos programas educacionais da instituição.
- Unidade Didática 1: O Ambiente Virtual de Aprendizagem1 – Compreender a evolução, a definição e as principais vantagens da EaD e do Ambiente Virtual de Aprendizagem; (Cognitivo)
2 – Conhecer a plataforma virtual da ESP/ICT e suas ferramentas de EaD utilizadas na ESP virtual; (Cognitivo)
3 – Utilizar as principais ferramentas de EaD disponíveis na ESP Virtual; (Habilidade)
4 – Utilizar a EaD como uma estratégia metodológica no desenvolvimento das ações educacionais da ESP; (Habilidade)
5 – Reconhecer a importância da utilização do AVA nos programas educacionais da ESP/ICT. (Atitudinal)Unidade de Aprendizagem 2: Tecnologias Educacionais para o Ensino à Distância1 – Compreender a tecnologia da Educação à Distância (EaD), como alternativa educacional para a formação e aperfeiçoamento profissional; (Cognitivo)
2 – Utilizar a EaD como uma estratégia metodológica no desenvolvimento das ações educacionais da ESP; (Habilidade)
3 – Orientar Programas Educacionais na modalidade EaD; (Habilidade cognitiva)
4 – Reconhecer a importância das tecnologias da EaD na Educação Permanente e Profissional em Saúde (Atitudinal).Unidade de Aprendizagem 3: O Projeto Político Pedagógico1 – Conhecer os aspectos históricos, a identificação, caracterização, missão e valores da nossa “Escola”, incluindo a sua estrutura física e de recursos humano; (Cognitivo)
2 – Compreender o Modelo de Ensino-Aprendizagem, as Premissas e diretrizes educacionais apontadas pelo PPP; (Cognitivo)
3- Compreender a função do Colegiado para o Desenvolvimento Educacional (Codes) e a atuação dos Coordenadores de Desenvolvimento Educacional (CDE) das áreas da ESP; (Cognitivo)
4 – Utilizar o PPP como um guia para o planejamento e desenvolvimento das atividades educacionais da ESP; (Habilidade)
5 – Reconhecer a importância de aplicar as Políticas, Diretrizes Gerais e Educacionais do PPP na sua prática profissional, enquanto educador da ESP/ICT. (Atitudinal)Unidade de Aprendizagem 4: Concepções Pedagógicas1 – Identificar os pressupostos filosóficos e teórico metodológicos que embasam a ação pedagógica dos programas educacionais da ESP; (Cognitivo)
2 – Identificar o conceito e características da Educação Permanente e da Educação Profissional em Saúde; (Cognitivo)
3 – Identificar as teorias de aprendizagem adotadas pela ESP; (Cognitivo)
4 – Aplicar as concepções pedagógicas e premissas educacionais defendidas pela ESP, na sua prática profissional (Habilidade).
5 – Reconhecer a importância de aplicar o Modelo Educacional e as concepções pedagógicas indicados pelo PPP no planejamento e desenvolvimento dos programas educacionais da ESP (Atitudinal).
Baseado em duas competências e estruturado em 04 Unidades Didáticas.