O curso propõe atividades educacionais para favorecer ao discente integrado, na assistência em saúde, os conhecimentos básicos sobre a ventilação mecânica para o paciente internado no contexto da COVID-19.

Será utilizado um simulador virtual de ventilação mecânica como ferramenta de aprendizagem da metodologia de ensino. Destaque para a identidade organizacional da ESP/CE e os padrões institucionais para a área de ensino assim como; os conceitos básicos de insuficiência respiratória aguda, modos e parâmetros ventilatórios, indicações da intubação orotraqueal (IOT) e  ventilação protetora. Os vídeos e caso clínico serão contextualizados durante o curso como suporte do treinamento das habilidades técnicas e uso do simulador virtual.

Com 40 horas de duração, na modalidade assíncrona, está baseado em competência única e estruturado com três unidades didáticas. O tempo de realização do curso será de 30 dias.

A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada (Carvalho, Junior, França; 2007).

Classifica-se o suporte ventilatório em dois grupos, sendo a Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) e Não Invasiva (VNI), entretanto, ambos os tipos de ventilação são artificiais e conseguidos por meio da aplicação de pressão positiva nas vias aéreas. Explica-se que a diferença entre as duas fica na forma de liberação de pressão: enquanto, na VMI, se utiliza um tubo oro ou nasotraqueal, sendo este menos comum, ou uma cânula de traqueostomia, na VNI, utiliza-se uma máscara como interface entre o paciente e o ventilador artificial (Cruz, Martins; 2019)

Este curso é realizado totalmente na modalidade em EAD e utiliza uma série de estratégias educacionais que deverá estimular a participação ativa de todos no processo de ensino-aprendizagem, a construção coletiva do conhecimento e a reflexão sobre a prática.

Serão utilizados Estudos de Mini-casos clínicos, reflexões sobre a prática, compartilhadas por meio de discussões em fóruns virtuais, mini-exposições em vídeo, vídeos demonstrativos e treinamentos de habilidades cognitivas por meio de simulações baseadas em computador (Xlung trainer), além de Estudos Dirigidos, com leituras complementares de material bibliográfico básico disponibilizado em uma Biblioteca Virtual. Sua leitura será estimulada para complementação dos objetivos propostos para o Curso e propicia ao profissional o aprimoramento para manuseio da ventilação mecânica convencional.

Objetivos e qualificações

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:

• Entender os princípios de ventilação mecânica,
  • Compreender a diferença entre os modos ventilatórios convencionais
  • Compreender os cuidados necessários durante a ventilação mecânica

Programa e Metodologia

• Unidade 1 – Introdução à Ventilação Mecânica no contexto da COVID 19.
  • Unidade 2 – Iniciando e realizando a Ventilação Mecânica Invasiva.
  • Unidade 3 – Retirando a Ventilação Mecânica.

Perfil do Aluno

• Médicos,
  • enfermeiros e
  • fisioterapeutas.

Declaração

Ao fim do curso, o aluno receberá a declaração de conclusão do Curso Básico de Ventilação Mecânica emitido pela Escola de Saúde Pública do Ceará para os participantes que concluírem satisfatoriamente as atividades do Curso.

Curso 100% online com acompanhamento de um professor-tutor que atuam na Escola de Saúde Pública do Ceará na Diretoria de Desenvolvimento Educacional em Saúde e no Centro de Simulação Realística.